Assinatura de protocolo com Estabelecimento Prisional marca inauguração da nova sede da Freguesia de Olhão

A assinatura de um protocolo com o Estabelecimento Prisional de Olhão (EPO) marcou a inauguração da nova sede da Junta […]

A assinatura de um protocolo com o Estabelecimento Prisional de Olhão (EPO) marcou a inauguração da nova sede da Junta de Freguesia de Olhão, na passada segunda-feira, 10 de Julho. 

Aproveitando estímulos do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), «o protocolo celebrado entre a Freguesia de Olhão e o Estabelecimento Prisional, visa reintegrar dois reclusos, através da sua inclusão em postos de trabalho da Freguesia de Olhão, proporcionando-lhes o regresso ao mundo laboral como forma de reconhecimento social da sua reabilitação», explica a Junta de Freguesia olhanense.

Este acordo foi reconhecido por Celso Manata, diretor geral de Reinserção e Serviços Prisionais, que esteve presente, salientando que «os presos têm de se sentir úteis à sociedade», acreditando ser «este o caminho certo, no sentido de dar uma segunda oportunidade a quem cometeu delitos, mas com muita segurança».

O responsável sublinhou que tal «é impossível sem o apoio das autarquias».

Com o objetivo de «promover as liberdades condicionais», aquele diretor-geral acredita que «estes protocolos são visionários», defendendo que «a reinserção social é um trabalho que tem de ser feito em comunidade».

Tudo aconteceu após a apresentação da nova sede, com uma visita guiada pela sala multiusos, «onde se destaca um mural com fotos antigas de Olhão e uma exposição de pintura dos alunos do CAPO – Centro de Pintores Olhanenses», diz a Junta de Freguesia.

A mesa de honra, composta por Celso Manata, Luciano Jesus, presidente da Junta de Freguesia de Olhão, e Júlio de Melo, diretor do Estabelecimento Prisional de Olhão, convidou Cândida Cativo, vogal do executivo da Freguesia, a fazer a leitura pública resumida do protocolo, antes da sua assinatura.

O presidente Luciano Jesus salientou que a Freguesia de Olhão foi a primeira entidade pública do concelho a estabelecer sinergias com o EPO, recordando a obra realizada nos viveiros dos espaços verdes, que «foram recuperados de forma exemplar pelos reclusos, a baixo custo, defendendo o erário público e promovendo a reinserção dos indivíduos privados da sua liberdade».

A participação dos reclusos dos Estabelecimentos Prisionais de Olhão e de Faro na “Missão limpar paraísos de Olhão”, que recolheu, no Verão passado, 1,8 toneladas de lixo de uma das ilhas da Ria Formosa, também foi recordada com gratidão pelo presidente da Freguesia de Olhão, que é candidato a presidente da Câmara Municipal.

Este primeiro ato oficial na nova sede contou com a presença de outras entidades públicas como o comissário da PSP de Olhão, os diretores-adjuntos dos Estabelecimentos Prisionais de Faro e Silves, a diretora e coordenadora regionais da reinserção social e vários membros do executivo da Freguesia de Olhão.

A culminar o dia do 322º aniversário da Freguesia de Olhão, realizou-se, às 20h00, a inauguração oficial da nova sede.

Comentários

pub