Algarve vai estar sob aviso amarelo devido ao calor

O distrito de Faro vai estar sob aviso amarelo devido ao calor, das 12h00 de hoje, 12 de Julho, até […]

O distrito de Faro vai estar sob aviso amarelo devido ao calor, das 12h00 de hoje, 12 de Julho, até às 21h59 de sexta-feira, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). 

De acordo com o IPMA, haverá «persistência de valores elevados da temperatura máxima», assim como «temperatura mínima elevada (entre 24 e 26 graus)».

Para o Algarve está prevista hoje uma máxima de 36 graus e mínima de 23. Para amanhã os valores são de 33 (máxima), 23 (mínima), ao passo que na sexta-feira o IPMA diz que estarão 31 de máxima e 25 de mínima.

Quanto a Beja já está sob este aviso, que durará até às 17h59 de sexta-feira. Para aquele distrito a máxima hoje é de 41 graus, por exemplo. E para amanhã este valor sobe para… 43. Na sexta-feira a máxima desce para 40 graus.

Devido a estes elevados valores, recomenda-se aumentar a ingestão de água ou sumos de fruta pouco açucarados e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e bebidas com elevado teor de açúcar, assim como evitar a exposição direta ao sol entre as 11h00 e as 17h00.

Também é importante permanecer em ambientes frescos/climatizados ou nas divisões mais frescas de casa, assim como evitar atividades que exijam esforços físicos nos períodos de maior calor.

É ainda recomendado utilizar roupa solta, de cor clara, opaca, chapéu de abas largas, óculos com proteção contra radiação UVA e UVB e protetor solar com índice proteção superior a 30.

Evitar fazer viagens nas horas de maior calor e não permitir a permanência de pessoas dentro de viaturas expostas ao sol, especialmente crianças e idosos é também aconselhável.

 

Comentários

pub