22 paróquias do Algarve vão ter novos párocos

As paróquias de Algoz e Guia, Monchique, Alferce e Marmelete, Estômbar e Ferragudo, Alvor, Conceição de Tavira, Sé e São Luís […]

As paróquias de Algoz e Guia, Monchique, Alferce e Marmelete, Estômbar e Ferragudo, Alvor, Conceição de Tavira, Sé e São Luís (Faro), Fuzeta e Moncarapacho, Estoi e Santa Bárbara de Nexe, Montenegro (Faro), Quelfes, São Bartolomeu de Messines e São Marcos da Serra, Santa Catarina da Fonte do Bispo e São Brás de Alportel e de Silves vão ter novos párocos, de acordo com informação revelada pelo jornal Folha do Domingo.

Segundo adianta o jornal diocesano, o bispo do Algarve D. Manuel Quintas nomeou o padre José Águas, de 72 anos, como pároco das paróquias de Algoz (incluindo a comunidade de Tunes) e Guia.

O sacerdote era pároco de Alferce, Marmelete e Monchique desde Setembro de 2003 e vai substituir o padre Manuel Condeço que era pároco das paróquias de Algoz (incluindo a comunidade de Tunes) desde Outubro de 2001 e da Guia desde Julho de 2003.

A tomada de posse do padre José Águas nas novas paróquias decorrerá no próximo dia 27 de Agosto em eucaristia presidida pelo padre Carlos de Aquino, vigário da vara, às 18h00, na igreja matriz da Guia.

Padre Manuel Condeço

Por sua vez, o padre Manuel Condeço, de 76 anos, foi nomeado pároco das paróquias de Estômbar e Ferragudo, esta última onde já tinha sido prior de Agosto de 1989 a Setembro de 1991. Nestas paróquias substituirá o padre Miguel Ângelo Pereira que ali era pároco, respetivamente, desde Setembro de 2014 e Setembro de 2013, sendo que a paróquia de Estômbar tinha ainda os padres Domingos Fernandes e José Nunes como vigários paroquiais. A tomada de posse do padre Manuel Condeço nas novas paróquias decorrerá no próximo dia 19 de Agosto em eucaristia presidida pelo bispo do Algarve, às 18h00 na igreja matriz de Ferragudo.

O padre Miguel Ângelo Pereira, de 35 anos, que para além de Estômbar e Ferragudo era vigário paroquial da paróquia de Lagoa e dos vicariatos paroquiais da Mexilhoeira da Carregação e do Parchal, foi nomeado pároco da paróquia de Alvor e do vicariato do Sagrado Coração de Jesus da Pedra Mourinha, em Portimão.

Nestas novas comunidades, o padre Miguel Ângelo Pereira substituirá o padre Manuel Honorato Antunes, sacerdote de 91 anos da Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria (Missionários Claretianos), que era pároco de Alvor desde 1989 e do vicariato da Pedra Mourinha desde 2001. A tomada de posse do padre Miguel Ângelo nas novas paróquias decorrerá no próximo dia 20 de Agosto em eucaristia presidida pelo bispo do Algarve, às 18h00 na igreja matriz de Alvor.

Padre Fernando Rafael Rocha

D. Manuel Quintas nomeou ainda o padre Fernando Rafael Rocha, de 38 anos, como pároco da paróquia da Conceição de Tavira. O sacerdote era vigário paroquial daquela comunidade desde Setembro do ano passado, sendo pároco o padre Miguel Neto que passará a vigário paroquial. Nas restantes paróquias de Santa Maria e São Tiago de Tavira e na capelania de Santa Luzia de Tavira manter-se-á o padre Miguel Neto como pároco e o padre Rafael Rocha como vigário paroquial. A tomada de posse do padre Fernando Rafael Rocha na nova paróquia decorrerá no dia 17 de Setembro em Eucaristia presidida pelo bispo do Algarve, às 10h00 na igreja matriz da Conceição de Tavira.

Padre Rui Guerreiro

O bispo diocesano nomeou também o padre Rui Guerreiro, de 43 anos, como pároco das paróquias da Sé e de São Luís de Faro. O sacerdote era pároco da Fuseta e de Moncarapacho desde Agosto de 2011 e de Quelfes desde Agosto de 2015 e vai substituir, na Sé de Faro, o cónego José Pedro Martins que era prior daquela paróquia desde Setembro de 2009.

Em São Luís, o padre Rui Guerreiro substituirá o padre António da Rocha que foi em 1969 para aquela zona pastoral limítrofe da cidade de Faro, na altura em forte desenvolvimento, tendo ali trabalhado para as fundações do vicariato em 1983 e da paróquia em Junho de 1992.

Nesta paróquia, o novo pároco continuará a ter a colaboração do diácono Rogério Egídio (ligado à comunidade desde a sua fundação) também nomeado para trabalhar associado ao prior. A tomada de posse do padre Rui Guerreiro na paróquia da Sé de Faro decorrerá no dia 3 de Setembro às 12h00 na catedral e na paróquia de São Luís no dia 9 de Setembro às 19h15, sendo ambas as Eucaristias presididas pelo bispo do Algarve.

O padre António da Rocha, de 75 anos, foi nomeado pároco das paróquias da Fuzeta e de Moncarapacho, substituindo o padre Rui Guerreiro. Além de pároco da paróquia de São Luís de Faro, o sacerdote era pároco do Montenegro desde 2001. A tomada de posse do padre António da Rocha nas novas paróquias decorrerá no dia 9 de Setembro em Eucaristias presididas pelo bispo do Algarve, às 17h00 na igreja matriz de Fuzeta e no dia 10 de Setembro, às 11h30, em Moncarapacho.

Cónego José Pedro Martins

Por sua vez, o cónego José Pedro Martins, de 74 anos, foi nomeado pároco de Estoi e Santa Bárbara de Nexe, substituindo o padre Jesús Ejocha, prior daquelas comunidades desde Setembro do ano passado. O padre José Pedro Martins regressa a Santa Bárbara de Nexe onde já tinha trabalhado, enquanto ainda seminarista na década de 60 do século passado.

Naquelas paróquias, o novo pároco continuará a ter a colaboração do diácono Luís Galante (em Estoi desde Setembro de 2011 e em Santa Bárbara de Nexe desde Fevereiro de 2012), também nomeado para trabalhar associado ao prior. A tomada de posse do cónego José Pedro Martins nas novas paróquias decorrerá no dia 3 de Setembro em Eucaristia presidida pelo bispo do Algarve, às 10h00 na igreja matriz de Santa Bárbara de Nexe.

Padre Jesus Ejocha

Para a paróquia do Montenegro, o bispo do Algarve nomeou o cónego Carlos César Chantre, de 65 anos, que acumulará com a paróquia de São Pedro de Faro (incluindo a comunidade de São Paulo do Patacão), da qual é prior desde Setembro de 2013. A tomada de posse do cónego César Chantre na nova paróquia decorrerá no dia 10 de Setembro em Eucaristia presidida pelo bispo do Algarve, às 9h30 na igreja do Montenegro.

O padre Jesús Ejocha, de 36 anos, foi nomeado pároco de Alferce, Marmelete e Monchique. A tomada de posse do padre Jesús Ejocha nas novas paróquias decorrerá no próximo dia 26 de Agosto em Eucaristia presidida pelo padre Nuno Coelho, vigário da vara, às 18h00 na igreja matriz de Monchique.

Para a paróquia de Quelfes, D. Manuel Quintas nomeou o padre Armando Amâncio, de 45 anos, que acumulará com a paróquia de Olhão, da qual é pároco desde Novembro de 2015, e com o vicariato do Siroco, naquela cidade, do qual é pároco desde Junho do ano passado. A tomada de posse do sacerdote na nova paróquia decorrerá no dia 17 de Setembro em Eucaristia presidida pelo cónego Carlos César Chantre, vigário geral da Diocese do Algarve, às 12h00 na igreja matriz de Quelfes.

Padre Eduardo Colocho

O bispo do Algarve nomeou ainda para as paróquias de São Bartolomeu de Messines e de São Marcos da Serra o padre Eduardo Colocho, de 57 anos, pertencente à Fraternidade da Mãe de Deus (FMD), que substituirá o padre Atalívio Rito, sacerdote da mesma associação privada de fiéis, que era pároco daquelas comunidades desde Agosto de 2015. O padre Eduardo Colocho, natural de El Salvador e ordenado em 2004 por D. Manuel Quintas na Sé de Faro, seguiu no ano subsequente para trabalhar na sua diocese natal, tendo regressado no último ano para trabalhar na comunidade de Onuva, da FMD, em Puebla del Río, Sevilha.

A tomada de posse do sacerdote nas novas paróquias decorrerá no dia 24 de Setembro em Eucaristia presidida pelo bispo do Algarve, às 10h15 na igreja matriz de São Bartolomeu de Messines.

D. Manuel Quintas nomeou ainda os padres António Farias Antunes e Duarte Costa, ambos de 69 anos e sacerdotes da Congregação do Espírito Santo (Missionários Espiritanos), como párocos in solidum (solidários) para as paróquias de Santa Catarina da Fonte do Bispo e de São Brás de Alportel, sendo que este último já era pároco in solidum daquelas paróquias desde Setembro do ano passado e que o primeiro ficará como moderador.

Os nomeados substituem os padres Afonso e José da Cunha Duarte da mesma congregação, respetivamente vigário paroquial desde Setembro de 1997 e pároco desde Outubro de 1984 daquelas paróquias, que irão deixar a Diocese do Algarve.

Padre Nelson Rodrigues

O padre António Farias Antunes – depois de ter desempenhado vários cargos na sua congregação (inclusive ao nível do Conselho Geral) e que em 2013 foi como missionário para a Amazónia, de onde regressou em maio deste ano – e o padre Duarte Costa serão empossados no próximo dia 20 de agosto em Eucaristia presidida pelo bispo do Algarve, às 10h30 na igreja matriz de São Brás de Alportel.

O bispo do Algarve nomeou também o padre Nelson Rodrigues, de 28 anos, como pároco da paróquia de Silves. O sacerdote era pároco in solidum (solidário) das paróquias de São Clemente e de São Sebastião de Loulé desde Agosto do ano passado e vai substituir o padre Vasco Figueirinha que era prior de Silves desde Fevereiro de 2014. A tomada de posse do padre Nelson Rodrigues na nova paróquia decorrerá no próximo dia 15 de Agosto em Eucaristia presidida pelo bispo do Algarve, às 11h00 na Sé de Silves.

D. Manuel Quintas nomeou ainda o padre José Chula, de 27 anos, como vigário paroquial das paróquias de Aljezur, Bordeira, Odeceixe, Raposeira, Sagres e Vila do Bispo, permanecendo como pároco o padre Nuno Coelho. O padre José Chula, que era vigário paroquial da Sé de Faro desde Agosto do ano passado, será apresentado nas paróquias no próximo dia 27 de agosto pelo padre Nuno Coelho.

Comentários

pub