Videovigilância avança na Praia da Rocha «mais para o final do ano»

O protocolo de cooperação entre a Câmara de Portimão e a Polícia de Segurança Pública (PSP), com vista à instalação […]

O protocolo de cooperação entre a Câmara de Portimão e a Polícia de Segurança Pública (PSP), com vista à instalação de um sistema de videovigilância no concelho, a começar pela zona da Praia da Rocha, já foi aprovado em reunião de câmara, anunciou a autarquia.

Segundo a Câmara de Portimão, o sistema de videovigilância destina-se a ajudar a PSP «na manutenção da segurança e ordem pública, contribuindo para a prevenção da prática de crimes e aumentando significativamente o sentimento de segurança da população residente e dos visitantes da cidade».

Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão, considera que o projeto é «prioritário na prevenção da criminalidade», esperando que possa «entrar em funcionamento o mais rapidamente possível».

No entanto, a autarquia avisa que, «dados os prazos legais existentes para a aquisição do equipamento, este ainda não estará disponível durante este Verão», estimando que «poderá entrar em funcionamento mais para o final do ano».

Quanto ao valor total do investimento, «ainda não é conhecido, uma vez que depende do número de câmaras que a PSP venha a indicar como necessárias, após ter realizado uma análise no terreno».

A autarca de Portimão, porém, garante que «haverá disponibilidade financeira independentemente do número que a PSP venha a indicar, porque a segurança não tem preço».

Isilda Gomes, que até já foi governadora civil, faz ainda questão de afastar os receios daqueles que veem a videovigilância como uma invasão da privacidade dos cidadãos, garantindo que «só a PSP terá acesso às imagens, em tempo real».

Para que o processo possa avançar, a autarca espera também «poder contar com o apoio do governo e o aval da Comissão Nacional de Proteção de Dados para esta iniciativa».

«Dependendo do seu sucesso e consoante a disponibilidade financeira da autarquia o permita, o sistema de videovigilância poderá ser alargado a outros pontos do concelho, nomeadamente ao centro da cidade de Portimão e à zona ribeirinha de Alvor», acrescenta a Câmara de Portimão.

Comentários

pub