Uma MALA cheia de prémios para os artistas de Lagos

O artista Peter Jones, com a obra “Lucian Freud at Work”, foi o grande vencedor do concurso promovido no âmbito […]

O artista Peter Jones, com a obra “Lucian Freud at Work”, foi o grande vencedor do concurso promovido no âmbito da MALA – Mostra dos Artistas de Lagos, que este ano teve uma novidade, o prémio revelação jovem artista de Lagos, atribuído a Catarina Correia, pelo trabalho “Paisagem”.

A MALA, integrada este ano no 365 Algarve, está patente até ao próximo dia 1 de Julho em vários espaços – Antigos Paços do Concelho, Fortaleza Ponta da Bandeira, Museu Municipal Dr. José Formosinho e Centro Cultural de Lagos e a entrada para ver esta mostra é livre.

Os prémios serão entregues numa cerimónia, no próximo dia 16 de Junho, às 21h30, nos Antigos Paços do Concelho, que contará com a presença do executivo municipal e demais entidades convidadas.

A Mostra de Artistas de Lagos – MALA surge, em 2005, da vontade do Município de Lagos em apoiar, divulgar e promover a vocação dos artistas que aqui nasceram, residem ou trabalham, na área das artes plásticas, convocando assim diversas sensibilidades artísticas e explorando técnicas como a pintura, a escultura, a fotografia, o desenho, a cerâmica e a instalação de vídeo.

A autarquia salienta que «esta é já uma iniciativa enraizada no campo das artes plásticas e no meio artístico lacobrigense».

Nesta 6ª edição, participaram 83 artistas, num total de 158 obras, o que, diz a Câmara de Lagos, «traduz o bom resultado da estratégia que tem vindo a ser desenvolvida em prol da promoção e valorização do património, da cultura e do apoio à criação artística, em alternativa, mas também, em complemento aos produtos turísticos tradicionais, fundamentais para o combate à sazonalidade».

 

PRÉMIOS

1º Prémio  (2.000 euros)
Peter Jones – “Lucian Freud at Work” – óleo s/tela – 130x130cm, 2016
(na área da pintura)

2º Prémio (1 000 euros)
Alexandre Manuel – “Xiapu” – fotografia, impressa em papel Fineart – 40x40cm, 2017
(na área da Fotografia)

3º Prémio  (500 euros)
Alonso – “For Sale” – Óleo s/ taipais das obras – Dimensões várias, 2017
(na área Pintura/Instalação)

Prémio Revelação Jovem Artista de Lagos (1 000 euros)
Catarina Correia
“Paisagem”, Técnica mista em suporte de papel, 200x150cm –  2015
(na área da Instalação)

Menções Honrosas:
Raymond Dumas – “Sardinhas na Lata”, pedra mármore e bidão, 80x60x60 cm, 2017
(na área da Escultura / Instalação)

João Couto – “Da tradição guardo as brasas mas não as cinzas”    34” – 2017
(na área do Vídeo)

 

O Júri foi composto pelos seguintes elementos:
>>Sara Coelho (Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lagos), que presidiu aos trabalhos de apreciação das obras em exposição;
>>Rui Parreira (Direção de Serviços de Bens Culturais em representação da Direção Regional de Cultura do Algarve);
>>Um representante do programa 365 ALGARVE – que solicitou escusa por incompatibilidade com as responsabilidades inerentes à função de Comissariado do Programa;
>>Ana Teresa Vieira (Técnica Superior da Câmara Municipal de Lagos);
>>António Pedro Cabral Santos (artista plástico e professor auxiliar do Departamento de Artes e Humanidades da Universidade do Algarve).

 

Comentários

pub