Um quarto dos portugueses que vai passar férias fora de casa escolhe o Algarve

Um quarto dos portugueses que vai passar férias fora de casa em 2017 escolhe o Algarve como destino de eleição. […]

Um quarto dos portugueses que vai passar férias fora de casa em 2017 escolhe o Algarve como destino de eleição. Com 23%, o Algarve é a região que reúne a maior fatia da preferência dos portugueses, incluindo destinos estrangeiros, de acordo com um estudo do Instituto do Planeamento e Desenvolvimento do Turismo, divulgado esta semana.

A nível interno, a região algarvia destaca-se, sendo que o segundo destino, em Portugal, surge apenas com 9% das preferências. Dos que optam por viajar para o exterior, 14% elege Espanha como destino para este verão.

Segundo a Região de Turismo do Algarve, «a beleza das praias algarvias, o clima, a diversidade natural e cultural da região são alguns dos fatores que influenciam a decisão dos portugueses».

De acordo com o estudo, «o Sol e Mar é a principal motivação para a escolha do destino de férias dos portugueses, seguido da Natureza e da Cultura, produtos turísticos em que o Algarve é reconhecido mundialmente pela sua oferta de excelência. O descanso proporcionado, o clima, a diversidade cultural e natural, o facto de o destino ser family friendly e a segurança são outros fatores apontados pelos inquiridos», acrescenta a RTA.

Agosto continua a ser o mês preferido dos turistas nacionais, com destaque, na hotelaria, para os hotéis de 4 estrelas, que recolhem 19,4% das respostas.

Cada inquirido que tenciona passar férias em Portugal prevê gastar, em média, 37 euros por noite. O estudo estima-se que cada turista gaste em média nas suas férias de verão 436 euros, «um valor ligeiramente superior ao apontado em anos anteriores», adianta a RTA.

Já a duração média da estada situa-se nas oito noites.

Segundo o estudo, a internet é o principal meio para a marcação de férias, embora as agências de viagens tradicionais continuem a desempenhar um papel relevante para os portugueses.

«Os resultados do estudo divulgado pelo IPDT vêm reforçar as previsões para este verão. Com efeito, o Algarve assume-se há muitos anos como o destino de eleição dos turistas nacionais e internacionais, principalmente na considerada época alta. Embora a região esteja a diversificar a sua oferta para todo o ano, continuamos a ser para muitos o melhor destino de praia de Portugal. Isto devido à oferta de praias maravilhosas, de um clima fantástico, de uma oferta hoteleira de excelência e de muitos outros atributos como a gastronomia e vinhos, a hospitalidade, a segurança e a agenda cultural diversificada», afirma Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve.

O estudo foi desenvolvido com base em 427 questionários, recolhidos entre os dias 19 de Maio e 4 de Junho de 2017, com o objetivo de aferir a intenção de férias dos residentes em Portugal durante os meses de Verão.

Comentários

pub