UAlg lança licenciatura em Matemática Aplicada à Economia e Gestão

Uma nova licenciatura em Matemática Aplicada à Economia e Gestão vai abrir na Universidade do Algarve no ano letivo de […]

Uma nova licenciatura em Matemática Aplicada à Economia e Gestão vai abrir na Universidade do Algarve no ano letivo de 2017/18. Este curso, que será lecionado no Campus de Gambelas (Faro) da universidade, resulta duma iniciativa conjunta da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) e da Faculdade de Economia (FE) e contará «com um corpo docente altamente qualificado, que garante a qualidade deste ciclo de estudos, contribuindo para uma sólida formação de quadros técnicos, dotados de ferramentas analíticas e computacionais exigidas pelo mercado dinâmico e global», segundo a UAlg.

Os diplomados neste curso poderão exercer funções «em organismos governamentais, empresas de consultoria, bancos, seguradoras, empresas de sondagens e estudos de mercado, e outras empresas no sector da gestão que baseiam o processo de tomada de decisão na construção de modelos matemáticos para planeamento, desenvolvimento e funcionamento das suas atividades».

Esta formação de 1º ciclo poderá depois ter continuidade com mestrados em diversas áreas, nomeadamente os que «necessitem de uma forte componente em Matemática, em particular nas áreas de Economia do Turismo, Economia do Ambiente e dos Recursos Naturais, Gestão Estratégica das Organizações, Gestão de Operações, Avaliação de Desempenho, Marketing, Contabilidade, Finanças e afins».

Esta é uma oferta formativa dá garantias de futuro a quem por ela optar, já que, lembra a UAlg, «de acordo com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, as taxas de empregabilidade na área científica da Matemática, nomeadamente na área de Matemática Aplicada à Economia e à Gestão, são as mais elevadas a nível nacional».

A FCT e a FE «valorizam a participação dos estudantes em atividades extracurriculares e a aprendizagem da língua inglesa, de forma a facilitar os contactos com os muitos estudantes estrangeiros que frequentam a Universidade do Algarve e a potenciar as inúmeras oportunidades de mobilidade internacional». «As duas faculdades mantêm também uma relação de grande proximidade com o meio empresarial e entidades públicas regionais e nacionais, devidamente formalizada através de protocolos que preveem a oferta de estágios e a prestação de serviços que envolvem a participação de estudantes», acrescentou a universidade.

O acesso a esta candidatura far-se-á, como é hábito, através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, tendo como prova de ingresso Matemática A. Toda a informação sobre a licenciatura em Matemática Aplicada à Economia e Gestão pode ser consultada online.

Comentários

pub