Salvador Sobral vem com a sua “Alma Nuestra” ao Festival de Jazz de Lagoa

Um concerto do projeto “Alma Nuestra”, do qual faz parte Salvador Sobral, às 22h00, do dia 23, vai abrir a […]

Um concerto do projeto “Alma Nuestra”, do qual faz parte Salvador Sobral, às 22h00, do dia 23, vai abrir a edição deste ano do Lagoa Jazz Festival, a decorrer de 23 a 25 de Junho, no anfiteatro ao ar livre do Sítio das Fontes de Estômbar.

Este projeto nasceu da paixão comum dos integrantes da “Alma Nuestra” «pelos doces sons da América Latina e, em simultâneo, pelo jazz».

A abordagem de Salvador Sobral, que canta, e Victor Zamora, que toca piano, é «personalizada, de bem conhecidas e intemporais canções de Cuba e Argentina, entre outros países sul americanos, reinventando-as e tornando-as únicas e pessoais». No contrabaixo, estará André Rosinha e, na bateria, André Sousa Machado.

Os muitos espectadores que já compraram bilhete para este concerto inaugural estão na expectativa para saber se o vencedor do Festival da Eurovisão vai… “Amar pelos Dois”.

Como este é um festival internacional, que se tem vindo a afirmar «como um evento reconhecido, com um público fiel, num local único e mágico», com boas condições acústicas, também haverá a presença de “Nocturno”, logo na noite de 23, que termina com o concerto já referido de Salvador Sobral e dos “Alma Nuestra”.

Este é um projeto que junta a sonoridade do piano com o bandoneon. O duo, composto por Pasquale Stafano, no piano, e Gianni Iorio, no bandoneon, já realizou concertos em festivais de música clássica e jazz em países como: Itália, França, Alemanha, Bélgica, Polónia, Roménia, Suíça, Áustria, Lituânia, Croácia, Marrocos, Taiwan, China, Coreia do Sul e Japão.

O concerto em Lagoa marca a estreia em Portugal do grupo. Para dia 24, está reservado um concerto de “Marius Preda 4teto”, com início às 22h00. Segundo a organização, Marius «desenvolveu uma nova forma de tocar o cimbalom» e o resultado foi tornar-se o primeiro instrumentista de cimbalom da história do jazz.

No último dia, 25 de Junho, vão atuar, a começar às 22h00, “Kolme” e “Alberto López 5teto”. «Kolme é uma nova perspetiva do trio de piano no jazz, com influências recebidas de várias áreas musicais devido ao percurso multi-facetado dos três músicos», diz a organização do Festival de Lagoa de Jazz.

Quanto a “Alberto López 5teto”, como guitarrista solista, «teve a oportunidade de participar em grandes eventos flamencos, tais como “La Bienal de Sevilla” e “La Noche Blanca del Flamenco”, ao lado de prestigiados nomes, “El Pele”, “Estrella Morente”, “Arcángel”, “Tomatito” e “Israel Galván”».

Além da música também há, durante o festival, uma exposição de pintura temática, sendo jazz o tema, da autoria de Xicofran – Francisco Fernandes. A isto junta-se um espaço lounge.

A direção artística do Festival é de António Palma.

Os bilhetes custam 10 euros, podendo ser comprados aqui, no Convento de São José, no Auditório de Lagoa, na Worten e Fnac.

 

Veja alguns vídeos:

 

 

Comentários

pub