Ruínas de Milreu recebem palestra sobre Diógenes Laércio e exposição de mapas «com diferentes olhares»

A palestra “Diógenes Laércio e as vidas dos outros”, apresentada por Adriana Freire Nogueira, esta quinta-feira, 8 de Junho, às […]

A palestra “Diógenes Laércio e as vidas dos outros”, apresentada por Adriana Freire Nogueira, esta quinta-feira, 8 de Junho, às 18h00, e a inauguração da exposição “Glooobal Maps”, cujos mapas «transmitem diferentes olhares», no domingo, 11 de Junho, às 17h30, vão-se realizar nas Ruínas Romanas de Milreu, em Estoi (Faro).

E quem foi Diógenes Laércio? Segundo recorda a Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg), Diógenes «escreveu, no século III depois de Cristo, em pleno mundo romano, sobre a vida e a obra dos filósofos ilustres que viveram num passado que distava de si mais de 600 anos». Daqui resultou a obra “Vidas e Doutrinas dos Filósofos Ilustres”.

Além das informações sobre a doxografia, «é a este livro que se vão buscar as anedotas, as bisbilhotices do diz que diz, as historietas, sobre cada um deles. Por exemplo, sobre Sócrates, conta: “Quando a mulher lhe disse: “Vais ser morto injustamente”, ele replicou: “E tu querias que o fosse justamente?», diz a DRCAlg.

É, então, desta e de outras vidas que irá tratar esta palestra, integrada no ciclo “Amatores in Situ – O Mundo Antigo visto por aqueles que o amam”, promovido pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve (UAlg).

Quanto a Adriana Freire Nogueira, além de professora da UAlg e investigadora do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) da UAlg e do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, da Universidade de Coimbra, dirige, atualmente, a Biblioteca António Rosa Mendes, também da academia algarvia.

A isto junta ser doutorada em Literatura e Cultura Clássicas, dedicando-se às questões da receção da Antiguidade no mundo contemporâneo e à tradução de textos antigos.

No que diz respeito à exposição e instalação “Glooobal Maps”, esta transmite «perspetivas do mundo e do Algarve, mapas com idades, países, línguas, histórias e mapas “pessoais” de Milreu», refere a DRCAlg.

Durante a exposição, os visitantes terão a oportunidade de realizar uma atividade criativa surpresa, tendo, desta forma, um papel crucial na mesma.

Com conceito, pesquisa e instalação de Laura De Witte e Nicole Lissy, textos de Laura De Witte , tem como artistas convidados Ernesto Ceriz, Kristina Stocker e Simon Mendes.

O projeto é da Amarelarte – Associação Cultural e Recreativa, sendo a criação e realização um trabalho em parceria com a Cooperativa Mandacaru e a Uni-T Graz (Aústria) na criação de mapas.

É que este projeto «parte de um conjunto de exercícios utilizados na educação não formal por formadores internacionais, para abordar a temática da interculturalidade», explica a Direção Regional de Cultura do Algarve.

A exposição estará patente de 11 de Junho a 13 de Agosto, de terça-feira a domingo, no horário de abertura do monumento.

Ambas as iniciativas integram a programação do DiVaM, o projeto de Divulgação e Valorização dos Monumentos do Algarve, promovido pela Direção Regional de Cultura do Algarve.

Comentários

pub