Revista “Algarve Médico” pode ser «cartão de visita» para chamar mais clínicos para a região

A revista clínica “Algarve Médico”, lançada esta quinta-feira, pelo Centro Hospitalar do Algarve (CHA), pode servir de «cartão de visita para […]

A revista clínica “Algarve Médico”, lançada esta quinta-feira, pelo Centro Hospitalar do Algarve (CHA), pode servir de «cartão de visita para os futuros médicos que queremos ter a trabalhar no SNS», na região.

Esta é a convicção de Paulo Morgado, presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve, que esteve na cerimónia de lançamento, que decorreu no auditório do Hospital de Faro e que contou também com a presença de Joaquim Ramalho, presidente do Conselho de Administração do CHA e de Manuela David, pró-reitora da Universidade do Algarve.

Na sessão conduzida por Daniel Cartucho, coordenador editorial do projeto,  foi apresentada, em linhas gerais a revista e destacados os principais objetivos da publicação.

«A medicina é uma área demasiado abrangente para se cingir às questões meramente médicas, estando por isso em constante atualização e mudança. Desta forma, para além das rubricas científicas, a revista “Algarve Médico” conta com outras rubricas mais transversais, como uma área dedicada ao ensino ou à história da medicina, bem como a rubrica perspetivas, que dará espaço à reflexão sobre a medicina nas suas diversas vertentes», explica o CHA.

Já Joaquim Ramalho congratulou-se pela iniciativa que «espelha o trabalho dos profissionais da instituição, que para além da sua atividade clínica diária, ainda se dedicam à produção científica, enaltecendo assim, a imagem do Centro Hospitalar do Algarve».

Manuela David, pró-reitora da Universidade do Algarve, destacou a importância desta ser «uma publicação online, acessível a todos, considerando que este é o futuro na disseminação da produção académica e científica».

Daniel Cartucho, por seu lado, para além da apresentação do projeto editorial, destacou a importância do trabalho científico desenvolvido no Centro Hospitalar do Algarve, «que nos equipara aos grandes centros hospitalares do país».

O Algarve Médico é uma publicação online  «destinada à divulgação do conhecimento aplicado à Medicina com o intuito de contribuir para o desenvolvimento da prática médica e promover a excelência dos cuidados de saúde, através da disseminação do conhecimento e da investigação», explica Daniel Cartucho.

A revista está disponível na plataforma issuu e no website do Centro Hospitalar do Algarve, «onde pode ler, fazer download da publicação em formato pdf, consultar toda a informação relativa ao projeto editorial, normas e procedimentos para publicação ou ainda aceder aos contactos da equipa editorial», conclui o CHA.

Comentários

pub