PSD diz que passou «a fase das promessas» no CMR Sul após aprovação de resolução pela AR

Uma resolução da Assembleia da República que preconiza a resolução dos problemas vividos no Centro de Medicina Física e Reabilitação […]

Uma resolução da Assembleia da República que preconiza a resolução dos problemas vividos no Centro de Medicina Física e Reabilitação do Sul (CMR Sul), que surge na sequência de uma petição apresentada por Bruno Costa, candidato do PSD à Câmara de São Brás, foi publicada na passada terça-feira em Diário da República. Agora, dizem os social-democratas, estão criadas as condições para se «passar da fase das promessas».

O Projeto de Resolução que foi aprovado a 5 de Maio «recomenda ao Governo a manutenção do Centro de Medicina Física e de Reabilitação do Sul na esfera pública com um novo modelo de gestão, que garanta a sua autonomia e os meios necessários ao seu pleno funcionamento», segundo o sumário da publicação no Diário da República.

O PSD de São Brás de Alportel precisa que esta proposta pede ao Governo que «garanta a autonomia clínica, financeira e operacional do CMR Sul» e «dote o CMR Sul dos recursos humanos, técnicos, materiais e financeiros necessários ao seu pleno funcionamento, por forma a reverter o encerramento de uma das suas alas, com a correspondente reabertura da totalidade das 54 camas, garantindo a prestação de cuidados de saúde de qualidade».

Para os social-democratas algarvios, esta «resolução inédita da Assembleia da República» permite «passar da fase das promessas» para «uma fase concreta, legitimada pela Assembleia da República, que irá obrigar os governantes a de facto agirem sem mais desculpas ou adiamentos».

Um Projeto de Resolução não tem força de lei, funcionando apenas como uma recomendação, mas o Governo já deu garantias que irá arranjar uma solução no sentido que este aponta. Há uma semana, um dia antes da publicação desta resolução em DR, o ministro da Saúde anunciou a contratação imediata de 24 enfermeiros para o CMR Sul, numa reunião que manteve com autarcas são-brasenses e funcionários da unidade de saúde de São Brás de Alportel.

Comentários

pub