Projeto para criar rede de acessos wi-fi nas quatro freguesias de Aljezur já foi aprovado

O projeto para criar uma rede de pontos de acesso wi-fi (hot spots) nas quatro freguesias de Aljezur já foi […]

O projeto para criar uma rede de pontos de acesso wi-fi (hot spots) nas quatro freguesias de Aljezur já foi aprovado, acaba de anunciar a Câmara Municipal aljezurense.

A candidatura tinha sido apresentada pelo Município à linha de apoio «Disponibilização de Redes Wifi» do Programa VALORIZAR.

Com esta aprovação, o Turismo de Portugal vai agora conceder um apoio financeiro de cerca de 41 mil euros, após a assinatura do Acordo de Colaboração. O custo total de execução do projeto é de pouco mais de 45 mil euros.

Segundo a Câmara de Aljezur, o objetivo da criação desta rede é «disponibilizar o acesso gratuito à Internet nas quatro freguesias do concelho». Os hot spots vão ser instalados nas “zonas históricas” de cada uma delas.

No concelho de Aljezur, «foi considerada a zona histórica da vila, onde se verifica a existência de vários museus e o próprio castelo». Nesta localidade «existe, inclusive, o circuito histórico e cultural de Aljezur, da maior relevância e muito visitado», sublinha a autarquia.

Na freguesia de Bordeira, mais propriamente na localidade de Carrapateira, foi também considerado o núcleo histórico, «devido à existência de elementos com interesse histórico-turístico, de onde se destaca o Museu do Mar e da Terra, a Igreja Paroquial da Carrapateira e Fortaleza da Carrapateira».

Na freguesia de Odeceixe, a intervenção terá também lugar na zona histórica daquela localidade, «que se caracteriza pelas suas ruas estreitas, pela traça da edificação e pela existência do Moinho de Vento, da Igreja Matriz e da Adega Museu».

A criação de um ponto de acesso na vila do Rogil, sede da mesma freguesia, justifica-se, segundo a autarquia, por ser «localidade muito frequentada por turistas que procuram as suas praias, que poderão aí aceder à Internet e sendo-lhe apresentada a página com divulgação dos interesses turísticos do concelho».

Para complementar esta intervenção, no âmbito de projeto integrado na candidatura «Algarve Mais Digital», o Município de Aljezur irá adaptar o seu atual website para os sistemas móveis (responsive), promovendo a sua utilização a partir de dispositivos como os smartphones ou os tablets.

Comentários

pub