«Porque devem as mulheres usar véu?»

  A última palestra do ciclo do “Amatores in Situ”, marcada para amanhã, 21 de Junho, às 18h00, nas Ruínas […]

 

A última palestra do ciclo do “Amatores in Situ”, marcada para amanhã, 21 de Junho, às 18h00, nas Ruínas Romanas de Milreu, será dedicada ao tema “Porque devem as mulheres usar véu? Considerações sobre a presença pública das mulheres na cultura ocidental, a partir de Tertuliano”, sendo proferida pela professora Paula Barata Dias.

«O que tem a ver o véu das mulheres muçulmanas hoje, com o véu que cobriu as mulheres da Antiguidade, particularmente as cristãs? Estamos, de facto, a falar de uma coincidência de costumes ou de uma realidade coerente entre si?»

Nesta comunicação, pretende-se salientar «o modo como a construção do papel social das mulheres está para além de discursos religiosos específicos, sobrepondo-se como um condicionamento universal acerca do feminino e do seu lugar numa sociedade de homens».

Paula Barata Dias é professora da Universidade de Coimbra, classicista e presidente da Associação Português de Estudos Clássicos.

A encerrar este Ciclo, haverá o concerto “Tantos mundos num só lugar: pela via Romana”, por Albano Neto e Gonçalo Pescada, às 19h00.

“Amatores in situ” é um ciclo de palestras promovido pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, sob a coordenação da professora Adriana Nogueira. Integra-se no programa de Divulgação e Valorização dos Monumentos (DiVaM), promovido pela Direção Regional de Cultura do Algarve.

Comentários

pub