Pilaretes controlam passadeiras em Lagoa

Algumas passadeiras do concelho de Lagoa têm uma «nova sinalização luminosa pioneira em Portugal», o que dá «mais segurança para […]

Algumas passadeiras do concelho de Lagoa têm uma «nova sinalização luminosa pioneira em Portugal», o que dá «mais segurança para os peões». O projeto, sem custos iniciais para a Câmara, está «em fase experimental».

«A sinalização é composta por quatro pilaretes solares inteligentes, dois de cada lado da passadeira, produzidos em material resistente e antigraffiti, alimentados por energia solar e com a capacidade de utilização durante oito dias sem necessitar de carregamento», explica a Câmara de Lagoa.

Os pilaretes «estarão permanentemente sinalizados com uma luz branca e, através de sensores internos, avisam os automobilistas de que está um peão no início da passadeira, acionando uma luz de cor intermitente e voltando à luz branca após a sua passagem. Pela intensidade e o piscar da luz, os automobilistas são, rápida e facilmente, alertados para a presença do peão», diz a autarquia lagoense.

Este projeto, com tecnologia totalmente portuguesa, foi ensaiado no Reino Unido e já foi implementado, numa primeira fase, na Estrada do Farol, em Carvoeiro.

A experiência, sem custo inicial para o Município, «estará em avaliação durante um período curto de tempo, sendo posteriormente avaliado o interesse para a colocação noutras passagens de peões do concelho», conclui a autarquia.

Comentários

pub