Odiana viaja até Coimbra para participar em conferência sobre turismo criativo

A associação Odiana participou no Idealab Nacional, uma conferência internacional, do projeto CREATOUR, sobre turismo criativo, que está a realizar-se […]

A associação Odiana participou no Idealab Nacional, uma conferência internacional, do projeto CREATOUR, sobre turismo criativo, que está a realizar-se desde 31 de Maio até esta sexta-feira, 2 de Junho, em Coimbra.

Esta associação viajou até ao centro do país para aprender e apresentar os primeiros passos de turismo criativo no Baixo Guadiana com as “Oficinas do Saber Tradicional”.

O objetivo é, pois, «revitalizar e promover turisticamente as atividades e saberes tradicionais do Baixo Guadiana, envolvendo várias temáticas e diferentes públicos-alvo. A estratégia está focada na criação de pacotes turísticos com experiências únicas intituladas. Estas oficinas recaem sobre produtos exímios do território como as Salinas Tradicionais , o Pão Caseiro, Cestaria, Doçaria Tradicional, Empreita e Renda de Bilros», explica a Odiana.

Neste encontro, que junta as regiões do Algarve, Alentejo, Centro e Norte, num total de 20 projetos, representa-se «o que de mais distinto, cultural e artisticamente, se faz em Portugal continental e não só», acrescenta.

A conferência conta com a presença de um especialista no conceito de turismo criativo Greg Richards. O projeto CREATOUR pretende desenvolver uma abordagem integrada e pilotar uma agenda de investigação centrada no turismo criativo em pequenas cidades e áreas rurais.

Segundo a Odiana esta iniciativa «combina mapeamento cultural e exercícios de benchmarking com a análise de estudos de caso de turismo criativo. De um conjunto de 138 candidaturas foram selecionadas cinco por cada região» e que a Odiana mereceu luz verde.

O CREATOUR, que teve agora a sua segunda etapa, tem uma duração de 36 meses, é coordenado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e financiado pelo Programa de Atividades Conjuntas (PAC) do Portugal 2020. Saiba mais aqui.

Comentários

pub