“Oceano para te quero” celebra o ambiente no Zoomarine

A iniciativa “Oceano para que te quero” vai celebrar o ambiente – e os oceanos -, esta quinta-feira, 8 de […]

A iniciativa “Oceano para que te quero” vai celebrar o ambiente – e os oceanos -, esta quinta-feira, 8 de Junho, no Zoomarine, em Albufeira.

Segundo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, «para este dia, entre outras surpresas, foram preparadas, durante os últimos meses, atividades com as comunidades escolares de Alte e Benafim».

Estas atividades vão prestar homenagem e chamar a «atenção para a importância da preservação da vida marinha na nossa região, para o valor do recurso água, para a necessidade de mudarmos as nossas atitudes, bem como para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, fixados pela ONU, de que a União Europeia faz parte como todo», explica a CCDR.

Outra das iniciativas será um flashmob, pelo que o Centro Europe Direct Algarve convida todos a vestir-se de azul, «partilhando depois na página de Facebook do Europe Direct Algarve, uma fotografia com legenda, indicando a escola/ instituição e localidade». É que, no final, até há presentes de participação.

Também no Zoomarine, estará patente durante o mês de Junho, a exposição OceanARTE (escultura com lixo marinho), resultado do trabalho dos alunos das escolas de Alte e Benafim, entre os 5 os 18 anos, que depois, em Julho, integrará a iniciativa “Mar Motto”, em Faro.

A União Europeia continua, segundo a CCDR Algarve, «a fazer do ambiente uma das suas bandeiras».  «Exemplo disso são os anos europeus dedicados ao ambiente, voluntariado, cidadania ou ao desenvolvimento, a proclamação do Dia Europeu Natura 2000, celebrado a 21 de Maio, a juntar ao da Energia, da Biodiversidade, do Mar» e o facto de a União da Energia e Clima ser «uma das 10 prioridades das políticas europeias».

Desta iniciativa, promovida pelo Centro Europe Direct Algarve, são parceiros, por exemplo, a Agência Portuguesa do Ambiente, com o projeto “Voluntariado ambiental para a água”, e o Centro Ciência Viva do Algarve.

Comentários

pub