Novo aquário traz «um pouco de luz» aos utentes da Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital de Portimão

Para já, o aquário de mais de 200 litros de água doce tropical está vazio. Mas, no próximo fim de […]

Para já, o aquário de mais de 200 litros de água doce tropical está vazio. Mas, no próximo fim de semana prolongado, a equipa Hope, da associação Teia D’Impulsos e do fórum Aquariofilia.Net, vai começar a transformá-lo no pequeno mundo subaquático que há-de dar luz e alívio a doentes e seus familiares, na Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital de Portimão.

Há quase um ano, o primeiro aquário foi instalado por voluntários de ambas as organizações, com o apoio de profissionais de saúde (e não só) do próprio hospital, no Hospital de Dia de Oncologia de Portimão. O aquário, cuja montagem o Sul Informação acompanhou, tem tido «um extraordinário e positivo efeito nos doentes e profissionais».

O novo aquário, denominado «Harmony», já está instalado na sala de convívio daquela unidade e visa «proporcionar um ambiente harmonioso e trazer “um pouco de luz” à vida dos utentes que se encontram a receber os cuidados necessários numa fase aguda ou avançada de doença e aos seus familiares que os acompanham».

Nos dias 16, 17 e 18 de Junho, mais uma vez, voluntários da Equipa Aquariofilia.Net vão deslocar-se de vários pontos do país, para dar forma a mais um “pedacinho” de natureza subaquática. Capitaneados pelo portimonense Pedro Bernardo, a sexta-feira e sábado serão ocupados com a montagem de equipamentos e com a conceção artística do hardscape, a paisagem de pedras, madeiras e areia do aquário.

No domingo, fase final da montagem, com a mestria dos Aquascapers da Equipa Aquarifilia.Net, serão colocadas as plantas que vieram da Holanda, e o sistema inicia-se, preparando-se para receber a fauna (peixes, camarões e caracóis) no mês seguinte.

 

O aquário Hope, instalado há quase um ano no Hospital de Dia de Oncologia de Portimão, pela mesma equipa de voluntários

«Este é mais um projeto que nasce da extraordinária sinergia que se criou entre a Teia D’Impulsos e o Aquariofilia.Net e que mais uma vez contou com um enorme e pronto apoio de várias empresas e particulares», salientam os organizadores.

Por isso, salientam, «a todos os que acreditaram e contribuíram para esta realização, deixamos um enorme e eterno agradecimento».

São eles: Pet4you.Net, Tortuga-Petshop, Seahorseshop.com, SPAROS, Soluções-Aquáticas, Ecoarium, AquaOrinoco, Aquahobby Lda, Aquaflora (Holanda), Aqua Design Center, CO2Art (Reino Unido), A Casa dos Discus, TMAquarium Portimão, AquaFish, Aquaplante, Jupiter Algarve Hotel, AKI Loja de Portimão, Oficina dos Tecidos Portimão, TMC – Tropical Marine Center Iberia, Mendes & Canha-Equipamentos de Segurança Lda, Restaurante Lusana, Restaurante O Chefe Silvestre, membros da comunidade Aquariofilia.Net., mecenas particulares, assegurando a associação Teia d’Impulsos todas as faltas para a sua conclusão.

Comentários

pub