Ministra confia num Verão seguro no Algarve, mesmo com (muitos) mais turistas

O dispositivo de segurança que será montado no Algarve durante o Verão será «bastante substancial» e adequado para o que […]

O dispositivo de segurança que será montado no Algarve durante o Verão será «bastante substancial» e adequado para o que tudo indica que virá a ser uma época alta com grande afluência de turistas ao Algarve. A garantia foi dada pela ministra da Administração Interna Constança Urbano de Sousa, que esteve esta terça-feira em Faro, para assistir à apresentação do programa Verão Seguro, no âmbito do qual se faz o reforço de meios de segurança no Algarve, durante a época estival.

A ministra acredita que, com o dispositivo extraordinário que será afeto à região, que será não só um reforço quantitativo, mas também «qualificativo» e muito assente «na continuação de campanhas de policiamento de proximidade», o Verão de 2017 correrá bem.

Durante a sessão, saltaram à vista os números da criminalidade geral e violenta divulgados pela PSP, relativos à região algarvia, que aumentaram de 2015 para 2016, mas também os da sinistralidade rodoviária e do número de mortos nas estradas do Algarve, que diminuíram no ano passado. Ainda assim, a nível nacional, a criminalidade geral e violenta desceu mais de 5 por cento, o que terá ajudado Portugal a ascender ao pódio dos países mais seguros do mundo (é agora considerado pela ONU o 3º mais seguro, atrás da Islândia e da Nova Zelândia).

«Apesar do aumento muito significativo do número de visitantes, a criminalidade geral e a criminalidade participada têm vindo a diminuir e baixaram consideravelmente no ano passado. Ou seja, mesmo do ponto de vista estatístico, era de esperar que, com mais gente, houvesse mais crimes e acidentes, mas a verdade é que desceram consideravelmente», disse a ministra.

No que diz respeito ao Algarve, a análise de Constança Urbano de Sousa é válida para os acidentes com vítimas, que baixaram na região depois de anos sucessivos de incremento, mas não para a criminalidade geral e violenta, pelo menos nas zonas tuteladas pela PSP.

O reforço de meios na região algarvia, durante o Verão, serve, precisamente, para ajudar os operacionais das diferentes forças de segurança a tentar evitar a escalada desta estatística. E, como se percebeu pelas palavras da ministra, além das bandeiras da proximidade, prevenção e visibilidade que já vêm de outros anos, em 2017 a qualidade também faz parte da estratégia.

A ministra Constança Urbano de Sousa, com Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve

A GNR juntará 193 militares aos 1270 que já fazem parte do seu dispositivo no Algarve, de 9 de Junho a 11 de Setembro, e também enviará um total de 450 operacionais de forma temporária, durante grandes eventos ou concentrações de pessoas, ao longo do Verão.

Além de duas equipas de intervenção de 30 elementos, apoiadas por 4 viaturas cada, vêm para a região 12 militares e 8 viaturas da Tourist Support Patrol, seis operacionais de cavalaria e respetivas montadas, cinco brigadas cinotécnicas (homem e cão) e 110 guardas provisórios, ou seja, em estágio, mais 20 que em 2016.

A mesma força de segurança irá lançar o projeto Turismo Seguro, um programa de patrulhamento comunitário orientado aos que visitam o nosso país, no âmbito do qual irá nascer o primeiro posto de atendimento a turistas da GNR, a instalar no centro de Albufeira.

O tenente-coronel Carlos Santos Alves, diretor de Operações da GNR, acrescentou que houve uma aposta na formação dos militares «em identificação de comportamentos, de forma a poderem antecipar a sua intervenção».

Também a PSP, que conta com 879 elementos e quatro equipas do Corpo de Intervenção em permanência no Algarve, será reforçada, neste caso, com 29 equipas do Corpo de Intervenção da Unidade Especial da Polícia e quatro equipas de prevenção e reação imediata, distribuídas entre Faro e Portimão.

Também sairão para a rua as ciclo-patrulhas, que serão garantidas por agentes que, no resto do ano, estão afetos a outros serviços, como por exemplo o programa Escola Segura.  O dispositivo de Verão da PSP chega a 19 de Junho e fica até dia 17 de Setembro.

Além da criminalidade, os agentes da PSP e militares da GNR também terão de se preocupar com os acidentes nas estradas da região.

Neste campo, as duas forças contam com a ajuda da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, que irá lançar campanhas de sensibilização. Em 2017, haverá um especial enfoque nos «veículos de duas rodas, com e sem motor», já que, segundo o responsável máximo pela ANSR Jorge Jacob, «houve um grande aumento do número de vítimas mortais entre condutores de motociclos e bicicletas».

No caso do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, o principal enfoque será o controlo dos Aeroportos, com a direção regional desta força a aumentar em 50 por cento o número de inspetores no Aeroporto de Faro durante o Verão. O combate à imigração ilegal e ao tráfico de seres humanos associada a uma maior procura da região é outras das preocupações do SEF.

A segurança também passa pela Proteção Civil, que já acionou o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais, plano que já foi apresentado e que está em linha com o de 2016, apesar de ter algumas novidades.

Comentários

pub