“Mercado Fora d’Horas” regressa a Silves no dia 5 de Julho

A iniciativa “Mercado Fora d’Horas” vai voltar a animar o Mercado Municipal de Silves, desta vez no dia 5 de […]

A iniciativa “Mercado Fora d’Horas” vai voltar a animar o Mercado Municipal de Silves, desta vez no dia 5 de Julho, das 18h30 às 23h00.

O destaque deste evento vai para a tradição e nesta edição em particular para as que estão ligadas aos sons, depois de terem sido os cheiros a estar em evidência na primeira sessão do “Mercado Fora d’Horas”.

Por isso haverá conversas sobre os ditados, provérbios, adivinhas e expressões que refletem práticas culturais intemporais e que frequentemente abordam temas ligados à agricultura, à caça, à pesca, à comida e à bebida.

O Mercado Municipal de Silves teve origem num projeto de design comunitário que procura consciencializar as pessoas sobre as vantagens dos produtos locais envolvendo a comunidade e o mercado.

A proposta programática do Mercado Fora d’Horas centra-se, pois, «nas qualidades gastronómicas do espaço do Mercado Municipal de Silves e em como o design pode ser um impulsionador ativo de preservação cultural».

Também por isso há várias atividades naquela infraestrutura como esta abertura à noite, o mercado de produtores, de artesanato, jogos sobre produção local, momentos relacionados com a gastronomia, música, animação de rua, apresentação de produtores e exposições temáticas.

No decorrer do evento são misturados valores tradicionais com criações contemporâneas, em ações de sensibilização sobre as tradições dos mercados municipais no contexto mediterrânico.

O evento teve como origem o projeto de design comunitário “Consumirlocal” que explora o facto de o design poder auxiliar a comunidade e relacionar-se com os espaços de consumo. O projeto foi concebido no âmbito do mestrado em Design Comunicação para Turismo e Cultura, da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, da autoria de Alexandra Santos, sob a orientação de Joana Lessa.

 

Veja o programa completo:

 

19h00 – Abertura;
19h00-24h00 – Exposição dedicada à expressão oral popular sobre comida;
19h00-22h00 – Zona vigiada de atividades para crianças;
19h20-19h45 – Uma conversa sobre peixe com Maria Antónia Francisca, Vendedora de peixe do Mercado de Silves, mediada por Susana Calado Martins (Barroca, Produtos Culturais e Turísticos)
20h15-21h15 – Workshop para a Infância: conta-me uma história. Dinamizado por Noélia Pereira
20h30-21h00 – Ouvir no mercado: Histórias de Comer. Dinamizado por Inês Mestrinho
20h45-21h15 – Música – Os Alegres
20h40 – 22h40 -Animação de Rua: WildFire Malabarismo, Teatro de Rua
21h30-22h30 – A comida e a fala – Conversas sobre Cozinha Tradicional Algarvia. Presença de André Guerreiro (Rancho Folclórico de São Bartolomeu de Messines), Rui Soares e Marinela Soares (Associação Internacional de Paremiologia)
21h20- 22h20 – Histórias do Panite: Atelier de Histórias. Ana Luísa Cunha Medeiros Machado
21h50-22h15 – Música – Fado por Ricardo Neto
22h00 – 22h30 – Empreender localmente – Figo. Presença de Paulo Jorge Fernandes e Vera Fernandes (Quinta do Figueiral), mediado por Marco Santos (Barroca, Produtos Culturais e Turísticos)
22h40 – Showcooking – Cátia Santos
23h00-23h20 – Música – Fado por Ricardo Neto
22h30-24h00 – Zona lounge: DJ Guilherme Limão

Comentários

pub