Lagos: Pequena Aldeia da Senhora do Forte convida todos para o seu 24º aniversário

A Aldeia da Senhora do Forte, uma povoação em miniatura construída por Pedro Reis ao longo de 5300 horas e […]

A Aldeia da Senhora do Forte, uma povoação em miniatura construída por Pedro Reis ao longo de 5300 horas e doada, em 1993, ao Museu de Lagos, vai celebrar o 24º aniversário no dia 17 de Junho e convida a população a juntar-se à festa. Esta já tradicional festa decorre no espaço museológico lacobrigense a partir das 17h00 e tem entrada livre.

A iniciativa começa com a receção aos visitantes e visita à aldeia e inclui a 7ª Assembleia do Povo, entrega de diplomas aos novos amigos, apresentação de um livro de Lara Magalhães e um concerto, pelo grupo coral “Brumas do Mar”. Sendo uma festa de aniversário, não faltará bolo, que terá «o tamanho da Praça Central da aldeia» e será confecionado pelo mestre pasteleiro Alberto Costa.

«A Senhora do Forte é, sem dúvida, a aldeia mais pequena de Portugal, mas isso não a impede de querer ombrear com os grandes centros urbanos em vontade de servir os seus residentes e visitantes, com iniciativas várias, algumas originais. Recorde-se que a sua festa obteve, em 2011, o primeiro prémio da Paisagem Mediterrânica e passou a constar do Catálogo de Boas Práticas editado pelo programa comunitário Pays-Med-Urban», recordou a Câmara de Lagos.

Esta aldeia, uma maquete que resultou de milhares de horas de trabalho de Pedro Reis, «tem registado uma cada vez maior afluência de turistas, sendo hoje uma das localidades do Algarve mais procuradas». «O seu traçado urbanístico e as belezas naturais foram cuidadosamente aproveitados e respeitados, de forma a proporcionar as melhores condições de vida aos seus moradores e aos visitantes», concluiu a Câmara de Lagos.

Comentários

pub