Lagos apresenta Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas

A Câmara de Lagos apresenta no dia 7 de Julho, com início às 9h30, o “Plano Municipal de Adaptação às […]

A Câmara de Lagos apresenta no dia 7 de Julho, com início às 9h30, o “Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas”, numa sessão a decorrer no Auditório dos Paços do Concelho Século XXI.

Este plano vai definir uma «estratégia de adaptação local às alterações climáticas e um plano de ação que a operacionalize, reduzindo a vulnerabilidade do território e promovendo a sua adaptação e resiliência», explica a autarquia.

O território correspondente ao concelho de Lagos, pela sua localização meridional e litoral, «enfrentará grandes desafios no futuro em resultado das alterações climáticas, sendo expectáveis implicações significativas sobre os sistemas naturais, sociais e económicos», acrescenta.

Por essa razão, a Câmara de Lagos diz que se exige «a rápida definição de uma resposta adaptativa que reduza a sua vulnerabilidade atual e futura».

Nesta sessão serão apresentados os objetivos concretos deste plano, «e partilhadas boas práticas de adaptação ao nível regional, visando dar início ao processo de participação dos atores estratégicos regionais e locais na sua elaboração», acrescenta.

«Através deste processo – para cujo sucesso será fundamental o envolvimento dos autarcas e dos técnicos do município, assim como os contributos de atores estratégicos do concelho e da região e a articulação com a Comunidade Intermunicipal do Algarve – dar-se-à início à construção de um caminho adaptativo para as alterações climáticas», explica.

A elaboração do Plano conta com a colaboração do CEDRU (Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano) e é cofinanciado pelo POSEUR 2014/20 – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

O programa completo desta sessão pode ser consultado aqui.

Comentários

pub