Investigação sobre jogos tradicionais dá origem a exposição no Museu de Portimão

Jogos de mão, jogos de corpo e objetos lúdicos compõem a exposição “Jogos Tradicionais – Recordar a Brincar e Aprender […]

Jogos de mão, jogos de corpo e objetos lúdicos compõem a exposição “Jogos Tradicionais – Recordar a Brincar e Aprender a Jogar”, que abre no dia 1 de Julho, às 18h00, no Museu de Portimão.

A mostra é o resultado da investigação realizada pela comissária Constança Lago Brás, etnóloga e doutorada em Ciências Sociais e Humanas, ao longo de mais de vinte anos de trabalho de campo, com a colaboração de colegas e estudantes da Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve e a ajuda de muitos informantes.

A exposição estabelece paralelismos entre os jogos tradicionais portugueses e de outros países da Europa ou mesmo de paragens mais longínquas, como a Índia ou a China, «onde a presença portuguesa estabeleceu uma forte ligação histórica».

A mostra «evoca memórias, algumas já perdidas», mas outras que «ainda subsistem e continuam a ser praticadas, mantendo uma interessante e dinâmica continuidade histórica e intergeracional».

Nesta exposição, o visitante terá a oportunidade de realizar uma viagem às raízes dos jogos tradicionais, divididos entre os chamados jogos de mão, jogos de corpo e objetos lúdicos.

São jogos que «marcaram a infância de muitas gerações e fazem parte da identidade coletiva de uma sociedade que acumula vivências no decurso da história, que evolui e vai dando lugar a novos contextos e formas de viver as práticas lúdicas de outrora».

Comentários

pub