Início de Junho teve temperaturas «muito superiores» ao normal e o calor ainda vai apertar

As primeiras duas semanas de Junho foram marcadas por «valores altos da temperatura máxima, muito superiores aos valores normais para […]

As primeiras duas semanas de Junho foram marcadas por «valores altos da temperatura máxima, muito superiores aos valores normais para este mês, em particular a partir do dia 7, devido a uma massa de ar muito quente e seca» que está a influenciar o nosso país, revelou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

«A média diária da temperatura máxima mais alta no país ocorreu no dia 12 e foi de 34.7  graus, com um desvio de +9.3 °C (em relação ao normal do mês de Junho). Neste dia valores de temperatura máxima superiores a 25 °C (dias de verão) observaram-se em cerca de 90 % do território, valores de temperatura máxima superiores a 30 °C (dias quentes) observaram-se em cerca de 80 % do território e valores de temperatura máxima superiores a 35 °C (dias muito quentes) observaram-se em cerca de 50 % do território. Registaram-se valores de temperatura máxima superiores a 40 °C em 6 estações da rede IPMA», segundo o instituto.

No 13 de Junho, terça-feira, a temperatura média foi 6,1 graus acima do normal, fixando-se nos 25,5 °C.

Este foi apenas o começo, tendo em conta que, para os próximos cinco dias, está previsto um aumento da temperatura máxima, que «será acompanhado por um aumento significativo da temperatura mínima». «Nos dias 16 e 17 cerca de 1/3 das estações poderão registar valores superiores a 40 °C», avisou o IPMA.

Comentários

pub