Governo anuncia medidas para atenuar insucesso escolar em escola de Santa Bárbara de Nexe

O Governo garante que irá permitir à escola EB1/JI de Santa Bárbara de Nexe a abertura de mais uma turma, […]

O Governo garante que irá permitir à escola EB1/JI de Santa Bárbara de Nexe a abertura de mais uma turma, no próximo ano letivo, para evitar que as crianças que frequentam o 4º ano, neste estabelecimento de ensino, tenham de estar dispersas por turmas de 1º, 2º e 3º anos.

O Ministério da Educação respondeu a uma questão que lhe foi dirigida pelo grupo parlamentar do PCP, em Fevereiro, relativa à elevada taxa de insucesso escolar nesta escola, assegurando que serão tomadas medidas não só ao nível curricular, mas também de acompanhamento social e pedagógico das crianças e feita uma avaliação da situação.

Há cerca de quatro meses, deputados comunistas, entre os quais o parlamentar do PCP eleito pelo Algarve Paulo Sá, denunciaram o «grave problema de insucesso escolar que se arrasta há vários anos» nesta escola do concelho de Faro.

Com taxas de insucesso que vão desde os 64% a português dos alunos de 1º ano e dos 58% de insucesso a matemática dos alunos do 4º aos 39% a Matemática (3º ano) e 37% a português (4º ano), as taxas de insucesso «são muitíssimo superiores às taxas médias nacionais».

Como explicaram os comunistas na pergunta dirigida ao Ministério da Educação, na base desta situação estaria a decisão da tutela em de ter apenas ter permitido «a abertura de 3 turmas, implicando que os alunos do 4º ano tivessem de ser distribuídos pelas turmas do 1º, 2º e 3º anos.

«Assinale-se que a Escola, no corrente ano letivo, dispõe de 42 horas para apoios educativos, permitindo a abertura de uma quarta turma, sobrando ainda 17 horas para apoios educativos. Acresce que a Escola dispõe de uma sala livre, que poderia ter sido utilizada para a quarta turma», ilustraram.

Segundo garantiu o Governo, o chamado crédito horário deste estabelecimento de ensino vai ser reorganizado, «reagrupando numa sala vaga existente todos os alunos do 4º ano», com um horário de 25 horas semanais, o que permitirá «o funcionamento curricular pleno» desta turma. A tutela anunciou, ainda, que irá acabar com as turmas mistas no 1º e 3º ano.

Outras medidas anunciadas são a realização de «um diagnóstico e intervenções sobre as competências pré-leitoras dos alunos com 4 e 5 anos da EB1/JI de Santa Bárbara de Nexe, a realizar-se entre Setembro e Dezembro de 2017».

Também será aprofundado «o trabalho dos psicólogos» do Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa, ao qual a escola primária pertence.

«Apesar do esforço da Direção do Agrupamento, o número de horas de apoio de psicólogos que é possível disponibilizar à Escola é insuficiente para as necessidades. Assim, seria necessário reforçar o número de psicólogos do Agrupamento de Escolas de Pinheiro e Rosa, permitindo alocar mais tempos destes psicólogos ao acompanhamento dos alunos da Escola EB1/JI de Santa Bárbara de Nexe», avisou, em Fevereiro, o PCP.

Comentários

pub