Escola EB 2,3 do Montenegro venceu concurso «Vamos dar vida aos resíduos» da ALGAR

A escola EB 2,3 do Montenegro (Faro) venceu o concurso escolar «Vamos dar vida aos resíduos», uma iniciativa da empresa […]

A escola EB 2,3 do Montenegro (Faro) venceu o concurso escolar «Vamos dar vida aos resíduos», uma iniciativa da empresa ALGAR que visa sensibilizar os alunos das escolas do Algarve para a correta separação de resíduos.

Nesta 5ª edição do concurso, participaram 48 escolas e cerca de 23 mil alunos, «que durante 5 meses participaram em ações de sensibilização, fiscalizaram os resíduos produzidos na escola e elaboraram planos para garantir a sua correta gestão», segundo a empresa responsável pela valorização e tratamento de resíduos sólidos urbanos no Algarve.

Todo este processo foi supervisionado por Brigadas da Reciclagem, que verificaram se os resíduos desde a sua produção até ao destino final recebiam o tratamento adequado tendo em conta as suas diferentes características.

No final, ganhou não só a EB 2,3 do Montenegro, mas também o ambiente, já que foram recolhidas, no âmbito do concurso, mais de 128 toneladas de resíduos recicláveis, com a escola farense a angariar mais de 10 mil quilos.

Dos resíduos reunidos, mais de 49 toneladas eram de Papel/cartão, tendo ainda sido recolhidas 35 toneladas de vidro, 32 mil de plástico/metal e 10 de resíduos elétricos.

«Também as áreas residenciais circundantes às escolas foram envolvidas neste processo, aderindo às campanhas de sensibilização promovidas pelos alunos com a colaboração da Algar para a recolha dos resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE)», segundo a ALGAR.

Por ter sido a escola que mais resíduos reuniu, a EB 2,3 do Montenegro recebeu um computador de última geração como prémio. A Algar sorteou ainda um tablet entre os alunos que fizeram parte da equipa Brigada da Reciclagem, «mentores de várias campanhas de sensibilização realizadas dentro e fora da escola». Todos os participantes receberam Ecobags, «para que nas suas casas possam prosseguir o bom desempenho da separação das embalagens recicláveis realizado ao longo de todo o ano letivo na escola».

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