Em Junho, festeja-se a cataplana em Castro Marim

O concelho de Castro Marim vai voltar a “festejar” um dos mais tradicionais pratos do Algarve, durante o mês de […]

O concelho de Castro Marim vai voltar a “festejar” um dos mais tradicionais pratos do Algarve, durante o mês de Junho, na 4ª edição da Festa da Cataplana.

Segundo a Cãmara de Castro Marim, a Festa da Cataplana «pretende promover e fomentar a economia e a gastronomia locais, atraindo os visitantes que já procuram Castro Marim pela qualidade das suas praias, mas também um público diferenciado, que procura a qualidade e o diferencial gastronómico, impulsionando a dinâmica económica antes do pico do verão, normalmente nos meses de Julho e Agosto».

A autarquia diz que «investe na promoção e sucesso da festa da Cataplana, por considerar que assim contribui também para a afirmação do nome de Castro Marim e impulso da economia local».

Este ano, acrescenta o município, «a iniciativa foi alargada à globalidade do território e, por isso, dois restaurantes da vila de Castro Marim passarem a integrar a ação».

Os 13 restaurantes aderentes «irão apresentar, pelo menos, dois tipos de cataplana, com preços atrativos e diferenciadores. Apesar de a cataplana de marisco ser das mais procuradas, os restaurantes estão a preparar também cataplanas de polvo, bacalhau, tamboril, cabrito e lombinho de porco», revela a Câmara de Castro Marim.

«Ao sol e à praia, Castro Marim é um concelho que agrega uma rica e diferenciada gastronomia. Junho, sendo um mês de transição do pico turístico, obriga os restaurantes a empregar recursos humanos capazes de superar a crescente e intensa procura dos meses de Juçho e Agosto. A Festa da Cataplana é uma forma de potenciar os recursos instalados e atrair mais turistas neste mês de transição. É ponto de honra associar a todas estas campanhas o sal e a flor de sal de Castro Marim», realça a vice-presidente e vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Filomena Sintra.

A lista de restaurantes aderentes está disponível aqui.

Comentários

pub