Copa do Guadiana volta a trazer jovens promessas do futebol e dinâmica económica a VRSA

Milhares de jovens futebolistas, em representação de clubes portugueses e estrangeiros, entre os quais os três “grandes” portugueses, vão disputar […]

Milhares de jovens futebolistas, em representação de clubes portugueses e estrangeiros, entre os quais os três “grandes” portugueses, vão disputar nova edição da Copa do Guadiana, que vai decorrer de 25 a 30 de Junho em Vila Real de Santo António e em Ayamonte, na Espanha.

São esperados neste torneio cerca de 4 mil atletas, que formarão 224 equipas nas modalidades de futebol de 5, 7 e 11. Além de Benfica, Porto e Sporting, marcarão presença outros clubes de nomeada, como Atlético de Madrid, Real Betis Balompié, Sevilha e Málaga.

Os jogos decorrem diariamente entre as 8h30 e as 20h30 nos dois lados da fronteira, já que esta é uma iniciativa organizada em conjunto pela Câmara de VRSA e pelo Ayuntamiento de Ayamonte (Espanha). Em Portugal, terão lugar no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António, Campo Francisco Gomes Socorro e Complexo Desportivo de Monte Gordo. Em Espanha, disputam-se no Estádio Blas Infante, Estádio Ciudad de Ayamonte e Isla Canela Golfe.

Durante o torneio, é esperada a presença de mais de 20 mil pessoas, «o que representará um impacto económico estimado de 2,5 milhões de euros para a região, valor que estará distribuído pela hotelaria e restauração, bem como pelo comércio local», segundo a Câmara de VRSA, que conta receber «clubes e famílias vindos de Norte a Sul do país, bem como dos Açores e Madeira».

«A Copa do Guadiana é um dos eventos desportivos mais importantes da região, já que mexe com a cidade e com o município. Representa um grande impulso e esforço em prol da economia da Algarve», acredita o presidente da autarquia vila-realense Luís Gomes.

Já a organização salienta que «este é um dos pontos altos da época, estando criadas todas as infraestruturas necessárias para a concretização de grandes momentos futebolísticos, juntando os melhores jogadores da atualidade dos diferentes escalões do futebol jovem».

A cerimónia de abertura da prova está marcada para o dia 25 de Junho, às 20h30, no Complexo Desportivo de VRSA. À exceção da abertura, cujo bilhete tem o valor de 8 euros, todos os jogos do torneio têm entrada livre.

Comentários

pub