Conselho Geral da UAlg já escolheu membros externos e apostou forte na área empresarial

Os dez membros externos que vão pertencer ao Conselho Geral da Universidade do Algarve, nos próximos quatro anos, já foram […]

Os dez membros externos que vão pertencer ao Conselho Geral da Universidade do Algarve, nos próximos quatro anos, já foram escolhidos e vão tomar posse na segunda-feira, dia 19 de Junho, às 14h30, numa cerimónia que decorrerá no Auditório Teresa Gamito, no Campus das Gambelas da Universidade do Algarve, em Faro. Os 25 elementos eleitos deste órgão da UAlg cooptaram personalidades de diferentes áreas, com uma forte aposta em representantes do setor empresarial, mas também do setor académico e da investigação.

Na área empresarial, o órgão responsável, entre outras coisas, pela eleição do Reitor da Universidade do Algarve contará com o contributo de Humberto da Conceição (co-fundador e gestor da empresa Hubel), José Rui Felizardo (empresário/COTEC Portugal), Luís Ferrinho (administrador da Visualforma) e Vítor Neto (presidente do NERA- Associação Empresarial da Região do Algarve). Do setor académico vêm Filipe da Silva Santos (diretor do Centro de Física Nuclear da Universidade de Lisboa), Ana Cristina da Silva (diretora de serviços na Universidade de Lisboa) e Maria Teresa Espassandim (docente Instituto Superior de engenharia do Porto).

Os demais elementos cooptados do Conselho Geral são Henrique Luz Rodrigues (presidente do Infarmed), João Goulão (diretor do SICAD – Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências) e Paulo Dentinho (jornalista e diretor do Serviço de Programas da RTP3).

Este novo elenco do Conselho Geral da UAlg acaba por dar algumas pistas em relação ao que esta entidade pretende para o futuro da Universidade. A forte presença de empresários, aliada a cooptação de um investigador de renome e de pessoas com altas responsabilidades no setor da Saúde parecem indicar que poderão ser estas a prioridades que serão defendidas, nomeadamente na hora de escolher o novo Reitor. António Branco, já se sabe, não será recandidato.

Os membros externos deste órgão de governação da UAlg foram escolhidos pelos membros eleitos – 18 professores, seis alunos e um representante do pessoal não docente e não investigador.

Os professores elegeram como representantes Ana Cristina Coelho, Ana Isabel Guerra, Ana Teresa Maia, Anabela Romano, António Guerreiro, António Mortal, Carina Infante do Carmo, Efigénio Rebelo, Hélder Carrasqueira, Isménio Martins, José Moreira, José Pacheco, Luís Vieira, Manuel Célio da Conceição, Marco Carrasco, Maria Palma Mateus, Rui Graça e Costa e Saúl de Jesus.

Os estudantes elegeram Adriana do Carmo, Jorge Estevão, Marília Martins, Ricardo Gonçalves, Rodrigo Teixieira e Tomás Martins. O representante do pessoal não docente é Amadeu Cardoso.

Depois da tomada de posse dos membros externos do Conselho Geral da Universidade do Algarve, será escolhido o presidente do órgão para os próximos quatro anos e lançado o processo eleitoral para escolha de um novo Reitor, que será eleito ainda em 2017.

Comentários

pub