Conferência internacional fala sobre «a internet de todas as coisas» em Faro

A quarta Experiment@ Internacional Conference (Exp.At), centrada na «experimentação online» (EO) e alinhada com a «internet de todas as coisas», […]

A quarta Experiment@ Internacional Conference (Exp.At), centrada na «experimentação online» (EO) e alinhada com a «internet de todas as coisas», vai juntar engenheiros, professores e «profissionais de diferentes áreas», de 6 a 8 de Junho, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve, no Campus de Gambelas, em Faro.

E o que é isto da experimentação online? O professor Alberto Cardoso, da Universidade de Coimbra, e a professora Maria Teresa Restivo, da Universidade do Porto, são organizadores do evento e explicaram ao Sul Informação que a experimentação online engloba «experiências remotas e virtuais como objetos identificáveis e acessíveis através da estrutura da internet de todas as coisas».

«A EO integra as tecnologias que suportam as experiências remotas, as experiências virtuais 2D e 3D, experiências baseadas em aplicações de realidade virtual e aumentada e a possível interação com dispositivos sensoriais, live vídeo e outras ferramentas, concorrendo para promover a imersão do utilizador em ambientes virtuais, recriando a experiência real e o treino em áreas muito diversificadas. A EO é parte integrante das smart houses, smart cities, smart cities e smart societies», acrescentam.

Este evento pretende, então, «contribuir para aumentar a capacidade da sua comunidade internacional e promover o trabalho colaborativo no uso das tecnologias emergentes, reunindo engenheiros, investigadores e profissionais de diferentes áreas. Este debate, o networking por ele proporcionado, e as muitas ideias que cada um trará, são a razão fundamental do empenho dos seus organizadores», explicam os académicos.

Um dos objetivos deste evento, que se realiza de dois em dois anos, é também promover o local onde se realiza. Por isso, na segunda-feira, 5 de Junho, haverá uma visita à torre de controlo do Aeroporto, das 14h00 às 15h30 e das 16h00 às 17h30, e na sexta-feira, 9 de Junho, das 9h30 às 11h00, ao Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) da UAlg.

A juntar a isto as sessões da tarde de dia 6 serão no Teatro Lethes. O emblemático teatro farense receberá também um concerto de guitarra portuguesa, no dia 7, das 21h30 às 22h30.

«A Experiment@International Conference tem procurado, em todos os seus diferentes eventos, integrar as realizações dos mesmos com a sociedade local em que se realizam, através de uma simbiose entre a academia e a sociedade, envolvendo a segunda como palco das atividades da primeira», explicam Alberto Cardoso e Maria Teresa Restivo.

Nomes como Javier García-Zubía, Gudrun Klinker e Steeve Baudry serão os keynotes speakers do evento. Mas «os organizadores encaram todos os participantes como seus convidados», dizem os professores.

O 4th Experiment@ International Conference é organizado pelas Universidades de Coimbra e Porto. Para consultar o programa completo clique aqui.

Comentários

pub