Candidaturas ao Prémio Regional “Maria Veleda” estão abertas até 15 de Setembro

As candidaturas à 4ª edição do Prémio Regional «Maria Veleda», uma iniciativa da Direção Regional de Cultura do Algarve, integradas […]

As candidaturas à 4ª edição do Prémio Regional «Maria Veleda», uma iniciativa da Direção Regional de Cultura do Algarve, integradas V Plano Nacional para a Igualdade de Género, Cidadania e não Discriminação – 2014-2017, estão abertas até dia 15 de Setembro.

O prémio propõe-se «destacar e reconhecer o mérito de personalidades algarvias cujo longo percurso cultural e cívico as tenha revelado como protagonistas de intervenções particularmente relevantes e inovadoras na Região».

Desde a criação do Prémio foram distinguidos Margarida Tengarrinha (na 1ª edição) e José Louro (3ª edição).

Com a 4º edição|2017 completa-se a participação daquela Direção Regional de Cultura na Área Estratégica “Promoção da Igualdade entre Mulheres e Homens nas Políticas Públicas” /Medida 21 do V Plano Nacional para a Igualdade de Género, Cidadania e não Discriminação 2014-2017.

Qualquer cidadão ou instituição regional, pública ou privada, poderá apresentar as propostas a serem enviadas via postal para a sede da Direção Regional de Cultura, na Rua Dr. Pinheiro e Rosa, nº 1, 8005-546 Faro, ou entregues presencialmente.

O Prémio tem associado um valor de 5.000 euros e uma medalha comemorativa, produzida pela Nova Cortiça, que considerou, mais uma vez, apoiar esta distinção.

A designação do prémio pretende recordar e homenagear Maria Veleda, nascida em Faro (1871-1955), uma professora primária pioneira na luta pela educação das crianças e pelos direitos das mulheres, pelos ideais de justiça, pela liberdade, pela igualdade e pela democracia.

Clique aqui para aceder ao Regulamento e ao Formulário para a inscrição da candidatura.

Comentários

pub