Câmaras de Monchique e Portimão ajudam bombeiros a substituir viatura queimada

As Câmaras de Monchique e de Portimão vão ajudar os Bombeiros Voluntários de Portimão a substituir a viatura de combate a incêndios […]

As Câmaras de Monchique e de Portimão vão ajudar os Bombeiros Voluntários de Portimão a substituir a viatura de combate a incêndios florestais que ardeu, na passada segunda-feira, em Marmelete. O objetivo é que a nova viatura seja adquirida e esteja operacional até ao final do Verão.

Rui André, presidente da Câmara de Monchique, num despacho datado de ontem, 13 de Junho, canalizou uma verba de 30 mil euros para ajudar à compra da nova viatura dos Bombeiros do concelho vizinho. O autarca adiantou ao Sul Informação que o cheque será entregue esta quarta-feira.

«Eu olho para os bombeiros de uma perspetiva regional e é uma questão de justiça, da parte da Câmara de Monchique, ajudar a resolver as dificuldades de operacionalidade, resultantes do combate a um incêndio neste concelho», disse Rui André.

Álvaro Bila, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Portimão, disse ao nosso jornal que não esperava «poder substituir já a viatura, mas esta oferta fez-nos acreditar».

O responsável diz que já há mesmo valores para o novo veículo, «na ordem dos 145 mil euros. Não será uma viatura tão completa como a que ficou destruída, é um valor que não inclui todo equipamento, mas é capaz».

Deste total, além dos 30 mil euros doados pela Câmara de Monchique, a  Autoridade Nacional para a Proteção Civil financia, nestes casos, 80% sobre um valor base de 115 mil euros, ou seja, 92 mil euros.

Para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Portimão, sobraria assim uma fatia de 22 mil euros, mas, entretanto, também o Município de Portimão se disponibilizou para financiar esta verba.

Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão, revelou ao nosso jornal que «além da contrapartida da Autoridade Nacional de Proteção Civil, o que faltar, a autarquia cobre».

A autarca disse que o valor não «será tanto como o apoio da Câmara de Monchique» e agradeceu mesmo a ajuda «ao colega» Rui André.

Além dos apoios autárquicos, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Portimão tem «recebido muitas mensagens e telefonemas de pessoas dispostas a ajudar-nos a substituir a viatura e isso dá-nos muita força», adiantou Álvaro Bila.

O comandante dos Bombeiros de Portimão Richard Marques realçou, em declarações ao Sul Informação, que, com a perda deste veículo, «estamos limitados a duas viaturas, uma com 23 anos e outra com 17, ambas fora do tempo de vida útil, que é de 15 anos. Apesar de terem todo o equipamento necessário, a nível de segurança e adequação para a missão, o veículo novo era o que estava na linha da frente para as ocorrências».

Por isso, acrescenta o responsável, «estamos a reunir todas as condições e a fazer um esforço para reunir todos os elementos em tempo recorde, para pedir o apoio à Autoridade Nacional de Proteção Civil, para que, em 30 dias, possamos ter a situação resolvida».

Sobre as causas que levaram a que o veículo se tivesse incendiado no combate às chamas do fogo que consumiu cerca de dez hectares na Serra de Monchique, na passada segunda-feira, Richard Marques diz que «está em curso um processo de averiguação, que deve ser visto com calma para que se perceba o que aconteceu».

 

 

 

Comentários

pub