Câmara de Olhão investe mais de 80 mil euros na renovação de 31 passadeiras em todo o concelho

A Câmara de Olhão vai promover a requalificação de 301 passadeiras já existentes no concelho, «que passarão a ser executadas […]

A Câmara de Olhão vai promover a requalificação de 301 passadeiras já existentes no concelho, «que passarão a ser executadas em calçada, ao invés das atuais passagens de peões pintadas no pavimento». O contrato de execução da obra, que custará 82 mil euros, já foi assinado entre o município e a empresa Manuel António & Jorge Almeida – Construções.

Na União das Freguesias de Moncarapacho e Fuseta serão intervencionadas sete passadeiras, em Olhão oito, na Freguesia de Pechão seis e em Quelfes 10.

Das passagens para peões a ser transformadas, «21 serão elevadas em relação à faixa de rodagem, o que “obrigará” os veículos a reduzirem a velocidade», segundo a Câmara de Olhão. Por não haver desnível em relação ao passeio, «estas passagens de peões ficarão aptas para ser utilizadas por pessoas com mobilidade reduzida».

«As passadeiras em calçada apresentam um conjunto de vantagens em relação às suas congéneres pintadas, desde logo em termos de manutenção, uma vez que eliminam a necessidade da renovação constante da pintura para que se apresentem devidamente visíveis, o que se traduz numa maior segurança para condutores e peões», acrescentou a autarquia. A intervenção também contempla a renovação da sinalização vertical nos 31 locais.

«Esta é apenas a primeira fase de uma intervenção que queremos exaustiva nas passagens de peões do nosso concelho, de forma a dotá-las de condições de segurança e acessibilidade para todos», garantiu o presidente da Câmara de Olhão António Pina.

Comentários

pub