Câmara anuncia melhorias no Porto de Olhão em dia de homenagem aos pescadores

As obras de recuperação das rampas do porto de pesca de Olhão vão começar «em breve», anunciou o presidente da […]

As obras de recuperação das rampas do porto de pesca de Olhão vão começar «em breve», anunciou o presidente da Câmara Olhanense António Pina, durante a cerimónia oficial de celebração do Dia do Pescador, neste concelho.

Esta é uma intervenção que, segundo a Câmara de Olhão, «vai beneficiar as centenas de utentes da infraestrutura», alguns dos quais presentes na sessão e que «acolheram com satisfação a notícia».

Como é tradição, a Câmara de Olhão aproveitou este dia para galardoar tripulações e profissionais da pesca, bem copmo outras entidades. Este ano, foram homenageadas as embarcações Mestre António Lobo e Rio Nabão (arrasto), Rio Odiel e Cidade de Setúbal (cerco), VIP e Beluga (polivalente local), Belinha e Alexandrina Maria (polivalente costeira), Guentaro Maru (armação).

Também foram distinguidos a empresa Pinkatitude (aquacultura), José Colucas (mariscador apeado), Leandro Vidal (pescador mais novo), Joaquim Dias (maquinista marítimo), Hugo Martins (pescador em progressão), Tânia Monteiro (indústria conserveira), Miguel Gaspar (investigação na pesca), embarcação Belinha (mérito na pesca) e Rui Nunes Ferreira, comandante do Porto de Olhão e da Polícia Marítima, (mérito).

Durante a sessão solene foram ainda entregues os prémios aos 1º e 2º classificados do concurso de criação do cartaz de divulgação do Dia do Pescador, Ana Sofia Cardoso e João Viegas, respetivamente, ambos alunos da Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, e ao 1º classificado do concurso de fotografia “Homens de Mar”, Jorge Sousa. Os trabalhos que se apresentaram a concurso encontram-se patentes no Largo Sebastião Martins Mestre, frente ao edifício dos Paços do Concelho.

A cerimónia também serviu para revelar as oportunidades de financiamento europeu para os profissionais do setor existentes no Programa Operacional MAR 2020.

Como recordou Teresa Almeida, a gestora deste programa, o Mar 2020 «disponibiliza 508 milhões de euros, a serem aplicados nos setores da pesca (150 milhões), aquicultura (79 milhões), execução da política comum de pescas (67 milhões), aumento do emprego e coesão territorial (41 milhões), promoção da comercialização e transformação (132 milhões), fomento da política marítima integrada (7 milhões) e assistência técnica (32 milhões de euros)».

Comentários

pub