Beta Talk de Junho terá petiscos na «Faina» feitos com salicórnia

Mais do que a conversar, a Beta Talk deste mês de Junho vai fazer-se também à volta de boa comida. […]

Mais do que a conversar, a Beta Talk deste mês de Junho vai fazer-se também à volta de boa comida. É que um dos convidados é Emídio Freire, o chef e responsável pelo novo «Faina», o restaurante que em breve vai abrir no Museu de Portimão, que vai confecionar petiscos para degustar pelos participantes na Beta Talk com a salicórnia produzida pelo outro convidado, Miguel Salazar.

Este mês, a Beta Talk Portimão, a conversa mensal com dois convidados empreendedores, terá lugar, excecionalmente, no dia 19 de Junho, a próxima segunda-feira.

Terá também lugar num novo local, entreabrindo as portas do futuro espaço de restauração do Museu de Portimão, com vista privilegiada para o Rio Arade.

Este será um final de tarde inspirador, que irá juntar à mesa a inovação e a criatividade de Miguel Salazar, CEO da Ria Fresh e co-fundador da Agro-On, e Emídio Freire, cozinheiro e sócio do restaurante «Faina» que em breve será inaugurado no Museu de Portimão.

 

Miguel Salazar é natural de La Rioja, a zona mais famosa de vinho em Espanha, mas está a viver há 16 anos no Algarve.

Com 45 anos, doutor em Engenharia Agronómica e consultor sénior em agronomia, já trabalhou em vários gabinetes de engenharia e esteve envolvido em vários projetos de ID nacionais e internacionais, tendo sido docente na Universidade do Algarve, entre outras universidades.

Em 2011, por forma a dar um caráter mais estruturado à sua atividade, criou a sua própria empresa, Agro-On, atualmente estabelecida no Centro Empresarial do Campus de Gambelas, na UAlg.

Pioneira em Portugal, esta empresa começou a trabalhar na qualidade e inovação agro-alimentar com o fim de melhorar a qualidade e prolongar a vida comercial dos frutos e hortícolas.

Porém, depois de quatro anos de investigação sobre a cultura sustentável de halófitas (plantas que necessitam de sal para crescer), o desenvolvimento da empresa desdobra-se para a produção e comercialização de verduras da Ria Formosa, que produz e comercializa desde 2015 com a marca Riafresh.

Os produtos da Riafresh, inovadores, tentadores e saudáveis, têm vindo a conquistar a atenção de grandes Chefes de cozinha nacionais e internacionais e a estabelecer-se como sinónimo de alta qualidade. O último passo no qual está empenhado é fomentar o consumo destes vegetais, evidenciando os benefícios para a saúde no seu uso gastronómico, através do projeto XtremeGourmet.

 

Emídio Freire é natural de Angola, mas desde os nove anos que adotou Portimão como a sua terra de coração, com passagens inspiradoras pelas cidades da Covilhã e Barcelona.

O seu currículo é um verdadeiro “metralhar a vida”, salpicado de cultura e onde a gastronomia lhe confere um sabor especial.

Com 49 anos, é em Portimão que abraça o seu mais recente projeto – a abertura do “Faina”, o novo restaurante do Museu Municipal que abrirá portas muito em breve e que alia a sua experiência cultural à restauração.

O “bichinho” pelas lides gastronómicas perseguiu-o desde longa data e cruzou-se sempre no seu caminho. Foi na tropa que optou por tirar o curso de cozinha da Escola Prática de Administração Militar, e, mesmo quando foi estudante de Matemática/Informática na Universidade da Beira Interior (UBI), trabalhou em várias cozinhas, sem nunca esquecer a sua outra grande paixão – o cinema -, que havia de desviá-lo do seu percurso académico e levá-lo a outros projetos.

Foi sócio de um dos primeiros clubes de vídeo em Portimão onde, juntamente com outros portimonenses, fundou o cineclube Contramaré – Associação Cultural e esteve associado à criação do espaço «Marginália».

Em 2009, foi para Barcelona, onde participou na criação de vários projetos inovadores como a «Casa Portuguesa» e aprofundou o gosto e a técnica. Quatro anos depois, já em Portimão, dedicou-se ao projeto «Casa da Tocha», assumindo as rédeas da cozinha.

O seu atrevimento criativo e talento leva-o agora a entrar numa nova “Faina”, um espaço que promete ser uma lufada de ar fresco na restauração local e dar uma nova alma ao restaurante/cafetaria/esplanada do Museu de Portimão, numa homenagem ao passado conserveiro e à cultura local.

 

A vista do novo restaurante «Faina», no Museu de Portimão

A entrada, como é habitual na Beta Talk Portimão, é livre e gratuita, mas sujeita a inscrição prévia através de http://tinyurl.com/betatalkportimao-junho2017.

Este mês, como já se viu, o “wine-break”, um espaço por excelência de convívio entre todos os participantes, além de ter o Rio Arade como cenário natural, abrirá também o apetite para novos sabores, unindo o talento e os produtos dos nossos empreendedores convidados.

A Beta Talk de Portimão tornou-se, desde Julho de 2012, num ponto de encontro para gente empreendedora e um movimento inspirador, promovendo num ambiente informal e descontraído, contactos e a partilha de experiências.

A Beta Talk é uma iniciativa promovida pela Beta-i – Associação para a Promoção do Empreendedorismo e da Inovação e tem organização local a cargo da Câmara Municipal de Portimão, contando com a parceria media do “Sul Informação” e a colaboração da Escola Secundária Poeta António Aleixo, ao nível do Curso de Multimédia, que assegura a cobertura fotográfica.

Conta ainda com o apoio da Universidade do Algarve através do CRIA – Centro Regional de Inovação do Algarve/Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, da NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, da rádio universitária RUA FM, da APGICO – Associação Portuguesa de Criatividade e Inovação, do GAIM – Gabinete Académico de Investigação e Marketing e da Inesting, além da página Algarve Emprego em termos da divulgação.

Comentários

pub