Antigo Tribunal de Albufeira transforma-se em Centro de Artes e Ofícios

O edifício do antigo Tribunal de Albufeira vai transformar-se num Centro de Artes e Ofícios, com espaço para loja, formação […]

O edifício do antigo Tribunal de Albufeira vai transformar-se num Centro de Artes e Ofícios, com espaço para loja, formação e exposições. O projeto final de execução da reabilitação do imóvel já foi entregue ao Município, informou a Câmara de Albufeira esta terça-feira, dia 7 de Junho.

As obras de adaptação do espaço localizado na Rua Nova, nº15, vão custar cerca de 600 mil euros, dos quais cerca de 386 mil (65%) são compartipados pelo FEDER. Esta intervenção consta do Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU) de Albufeira.

O Antigo Tribunal de Albufeira

«Trata-se de um espaço emblemático para todos nós, foi o Tribunal de Albufeira ao longo de muitos anos e esta é uma forma de o voltar a abrir a todos, salientando a vertente da memória, dos ofícios e do lazer. Muito me apraz saber que em breve deixaremos de ter este edifício cuja degradação a todos entristecia», refere o presidente da Câmara Municipal, Carlos Silva e Sousa.

A Câmara de Albufeira lembra que o edifício do antigo Tribunal de Albufeira foi construído no final do século XIX e esteve em funções até 1992 (ano da inauguração do Palácio da Justiça de Albufeira, ao lado da Câmara Municipal). Desde então, o imóvel encontra-se desocupado «e com problemas de conservação».

Segundo a Câmara de Albufeira, «o projeto para a nova utilidade deste espaço procura nas particularidades do edifício o ponto de partida para uma intervenção com uma abordagem contemporânea, nomeadamente com a reinterpretação de alguns temas herdados da arquitetura mediterrânica: o pátio como elemento de organização espacial no interior dos lotes; as paredes brancas texturadas, com utilização do tijolo maciço pintado; as gelosias que serviam de filtro da luz e de controlo das vistas; e a relação interior/exterior bem definida».

Maquete do futuro centro

A autarquia lembra que «a candidatura de Albufeira aos PARUs foiaprovada pelo FEDER com mérito (4,55 em 5 valores), permitindo a este município obter mais verba que os restantes, num total de 910 mil euros».

Dos 1,4 milhões de euros orçamentados pelo município para a concretização das obras previstas no âmbito do PARU, a autarquia «apenas terá que investir 490 mil euros nas seguintes obras: Reabilitação Integrada da Praça da República e Musealização dos Vestígios Arqueológicos(a inaugurar no próximo 10 de Junho), Reabilitação do espaço da antiga Igreja Matriz de Albufeira e Reabilitação do Edifício do Antigo Tribunal para adaptação a Centro de Artes e Ofícios».

Comentários

pub