Algarve conta com mais 4 veículos de emergência médica do INEM até final de Setembro

O Algarve conta desde ontem, dia 1 de Junho, com mais três ambulâncias de socorro e um motociclo de emergência. […]

O Algarve conta desde ontem, dia 1 de Junho, com mais três ambulâncias de socorro e um motociclo de emergência. O reforço de meios do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM, que se mantém até ao dia 30 de Setembro, visa aumentar «a capacidade de resposta a situações de acidente ou doença súbita numa região que vê a sua população crescer de forma considerável no verão», segundo a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve.

Os meios de emergência médica que agora chegaram juntam-se aos 37 que estão em permanência na região (ver lista abaixo). O motociclo ficará estacionado em Portimão. As ambulâncias do INEM serão colocadas nas instalações da Cruz Vermelha Portuguesa em Armação de Pera, Altura e Albufeira.

A decisão de reforçar os meios de emergência no Algarve, «baseia-se numa análise pormenorizada das ocorrências nesta região». «Como demonstram os dados disponíveis, o aumento da população durante o período estival não tem um aumento proporcional do número de solicitações ao INEM, mas justifica a necessidade de serem realizados ajustamentos regionais para melhorar a capacidade de resposta», segundo a ARS algarvia.

«No mesmo âmbito, a ARS Algarve, em estreita articulação com o Ministério da Saúde, encontra-se a finalizar o Plano de Verão para reforçar a prestação de cuidados de saúde de proximidade na Região, nomeadamente mais meios técnicos e humanos, com vista ao alargamento do atendimento nos concelhos onde se regista habitualmente uma maior afluência de turistas, assim como a disponibilização dos postos de saúde de praia, entre outras medidas, que serão anunciadas em breve», acrescentou a entidade responsável pela gestão do SNS no Algarve.

 

Meios do INEM em permanência no Algarve:

Helicóptero de Emergência Médica – 1

Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) – 3

Ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) – 4

Ambulância de Transporte Inter-Hospitalar Pediátrico (TIP) – 1

Unidade Móvel de Intervenção Psicológica de Emergência – 1

Ambulância de Emergência Médica (AEM) – 6

Motociclo de Emergência Médica (MEM) – 1

Posto de Emergência Médica (MEM) – 16

Ambulância de Socorro de Reserva c/protocolo INEM – 2

Ambulância de Socorro s/protocolo INEM – 2

Comentários

pub