Alcar Saúde faz rastreio do cancro do colo do útero em Faro

O Centro Médico Alcar Saúde, em Faro, está a promover um rastreio do cancro do colo do útero, ao longo […]

O Centro Médico Alcar Saúde, em Faro, está a promover um rastreio do cancro do colo do útero, ao longo dos meses de Junho e Julho. A citologia (teste de Papanicolau), feita no âmbito da consulta de ginecologia, será gratuita e, caso seja necessária a realização de um exame mais aprofundado (HPV), este terá um desconto de 30%.

Segundo explica o enfermeiro Rui Rodrigues, um dos sócios da Alcar Saúde, o paciente «marca a consulta de ginecologia, que custa 42,5 euros, e a citologia é feita gratuitamente. Uma citologia custa normalmente 45 euros. Caso seja necessário um exame mais específico, o HPV, esse terá um desconto de 30%, sendo que o preço normal é de 90 euros».

Segundo Rui Rodrigues, «o rastreio é muito importante na área da prevenção do cancro do colo do útero, que tem uma incidência grande na mulher jovem, dos 20 aos 40 anos. É um bocado descurado por uma boa parte da população feminina e não deveria ser».

A realização deste rastreio pretende também «impulsionar a nossa consulta de ginecologia, que tem tido muita procura, e o feedback tem sido excelente», conclui.

Comentários

pub