ACRAL quer videovigilância em todos os municípios do Algarve

A ACRAL – Associação de Comércio e Serviços da Região do Algarve quer que os municípios algarvios sigam o exemplo […]

A ACRAL – Associação de Comércio e Serviços da Região do Algarve quer que os municípios algarvios sigam o exemplo de Portimão e que instalem sistemas de videovigilância.

Em nota enviada às redações, «a ACRAL congratula-se com a decisão da Câmara de Portimão de instalar um sistema de videovigilância no concelho e desafia os restantes municípios a adotar medidas análogas».

«Estamos no final de um ciclo político mas era bom que os diferentes candidatos autárquicos assumissem desde já o compromisso de vir a instalar sistemas de videovigilância nos respetivos concelhos, a bem do Algarve enquanto região», considera o presidente da ACRAL, Álvaro Viegas.

Esta proposta, adianta o presidente da ACRAL, «vai ser enviada a todas as câmaras municipais e aos vários partidos políticos».

Para o dirigente, «a videovigilância teria um efeito dissuasor e preventivo muito grande, tornado a região ainda mais segura e atrativa para quem nos visita ou cá queira investir e residir».

Na proposta da Câmara de Portimão, recorda Álvaro Viegas, «só terão acesso às imagens os agentes da PSP, o que garante o direito à privacidade dos cidadãos e deverá satisfazer as exigências da Comissão Nacional de Proteção de Dados».

Para o presidente da ACRAL, a videovigilância «é um auxiliar poderoso para a manutenção da segurança e a prevenção da criminalidade, além de que aumenta o sentimento de segurança dos cidadãos, fator não despiciendo quando se escolhe um destino de férias ou uma região para investir».

Comentários

pub