VRSA revisita a sua história no dia em que comemora 243 anos

Vila Real de Santo António (VRSA) vai festejar os 243 anos da sua fundação no sábado, dia 13 de Maio, […]

Vila Real de Santo António (VRSA) vai festejar os 243 anos da sua fundação no sábado, dia 13 de Maio, com um programa onde cabe música, uma recriação histórica, um cortejo etnográfico, desporto e homenagens.

Os pontos altos do programa são o Cortejo Histórico e Etnográfico que percorrerá as ruas da cidade, com início às 18h00 junto ao Arquivo Histórico Municipal, um espetáculo de fados que juntará os artistas Elsa Jerónimo, Nádia Catarro e Renato Nené (Praça Marquês de Pombal, 21h30) e a peça «O Incêndio», pela companhia de teatro II Acto, uma recriação histórica que recorda o fogo de 1908 ocorrido nos Paços do Concelho (23h00).

No sábado, o dia, em VRSA, começa com o tradicional Hastear da Bandeira às 9h00, seguindo-se a inauguração do projeto «Parque Aventura», no Complexo Desportivo de VRSA.

Às 10h30 começa a Sessão Solene Comemorativa da Fundação de VRSA, no Centro Cultural António Aleixo, durante a qual será apresentada a nova identidade gráfica da praia de Monte Gordo e será assinalada a passagem da presidência da Eurocidade do Guadiana (composta pelos municípios de Ayamonte, Castro Marim e VRSA) para o município de VRSA.

A cerimónia servirá, igualmente, para homenagear diversas personalidades vila-realenses homenageadas, entre as quais o ciclista Amaro Antunes, o árbitro Nuno Almeida, o historiador Hugo Cavaco e o historiador e académico Horta Correia.

«Será ainda distinguida a escola de dança “Splash”, pela sua representação além-fronteiras; o Lusitano Futebol Clube, por ocasião do seu centenário; o grupo Cantar de Amigos; as forças policiais do concelho, assim como os órgãos de comunicação com sede no município, nomeadamente o Jornal do Algarve e a Rádio Guadiana», segundo a Câmara de VRSA.

Durante a cerimónia serão também entregues diplomas de mérito aos melhores alunos e aos funcionários autárquicos com 18 ou mais anos de serviço.

A partir daqui a festa sai à rua. Às 17h00, o Complexo Desportivo de VRSA recebe o torneio de futebol «Amizade Centenário», que oporá o Lusitano FC, o CD Beja e o Vitória de Setúbal. No mesmo local realiza-se o torneio de veteranos, que colocará frente a frente o Padel Clube de VRSA e os veteranos do Beira Mar.

Seguem-se as iniciativas culturais, nomeadamente o cortejo, o concerto e a recriação histórica. No sábado, também é inaugurada a Feira Histórica, «com um conjunto de recriações de época e venda de artesanato e produtos típicos», que pode ser visitada até domingo, dia 14 de Maio, na Praça Marquês de Pombal, entre as 10h00 e as 23h00.

Todas as iniciativas têm entrada livre.

Comentários

pub