Terra de Maio foi um «enorme sucesso» que levou «milhares ao Azinhal»

A 10ª edição da feira Terra de Maio, realizada de 26 a 28 de Maio, no Centro Multiusos do Azinhal, […]

A 10ª edição da feira Terra de Maio, realizada de 26 a 28 de Maio, no Centro Multiusos do Azinhal, em Castro Marim, foi «um enorme sucesso», «com milhares de pessoas» a visitarem o certame, segundo a Câmara local.

Os visitantes foram atraídos «pela identidade local que o evento promove, desde a arte, passando pela gastronomia, até à música», diz a Câmara de Castro Marim.

O dia do espetáculo “One (Her)Man Show”, de Herman José (sábado, 27 de Maio), foi o de maior afluência.

Abraçando o desafio proposto pela Câmara Municipal de Castro Marim, a ANCCRAL (Associação Nacional dos Criadores de Caprinos de Raça Algarvia) voltou a promover a edição do “Maior Queijo de Cabra de Raça Algarvia”, um queijo fresco com aproximadamente 40 quilos e 80 centímetros de diâmetro, para o qual foram necessários cerca de 170 litros de leite e 1,5 quilos de flor de sal de Castro Marim.

Nesta que foi a 2ª edição da iniciativa foram servidas três variedades do queijo fresco: o genuíno queijo fresco, o queijo fresco com ervas aromáticas e uma novidade… queijo fresco com chocolate.

O “Concurso da Cabra de Raça Algarvia” animou mais uma vez o certame. A competição, que escolhe os melhores exemplares da cabra de raça algarvia, contou com a participação de 11 produtores do território do Baixo Guadiana e a entrega de prémios decorreu no domingo.

A cabra de raça algarvia é um animal corpulento, que atinge cerca de 50 quilos em adulto. Com pêlo curto, branco e com malhas castanhas de várias tonalidades, a cabra algarvia resulta de um cruzamento entre a cabra charnequeira do Algarve com a cabra marroquina (no século XIX) e do cruzamento posterior com a cabra alpina espanhola (no início do século XX).

«O número de efetivos da cabra de raça algarvia está em crescimento no concelho de Castro Marim», informa aquela autarquia.

«Além de ser rentável em termos de produção de carne, a cabra algarvia tem um excelente potencial leiteiro, permitindo não só a comercialização do mesmo, mas também a produção de derivado», considera a Câmara de Castro Marim.

«O queijo desta cabra é um produto muito procurado e reconhecido pela elevada qualidade e características organoléticas singulares, reconhecido como o queijo mais saudável, sendo já vendido em grandes superfícies comerciais e servido nos restaurantes da região», acrescenta.

O Concurso da Cabra de Raça Algarvia foi uma organização da Associação Nacional dos Criadores de Caprinos de Raça Algarvia (ANCCRAL) em colaboração com o Município de Castro Marim.

Artesanato ao vivo, música popular e tradicional, workshops, exposição de cabras de raça algarvia, ateliers de pão e queijo, passeios de burro, demonstrações de cozinha ao vivo, tasquinhas com variada gastronomia local e da região do Baixo Guadiana, falcoaria, animação infantil, entre muitos outros atrativos, também fizeram mais esta Terra de Maio.

Nesta edição, também houve a exposição “Artefactos do Mundo Rural”, uma cortesia de Clara Assunção, que levou um conjunto de instrumentos de trabalho da terra e do mundo rural, numa evocação de memórias, de pessoas, de afetos e das condições vividas nas últimas décadas em Portugal.

O desfile “Bioco Tradition”, por Lurdes Silva, e os showcookings do mini chef Pedro Jorge, ex-concorrente do programa Masterchef Júnior, e do chef executivo dos quatro restaurantes do Macdonald Monchique Resort & Spa Louis Anjos também animaram o certame.

A promoção da cabra de raça algarvia e os saberes e sabores a ela associados foram, assim, o mote deste evento, «que tem vindo a crescer e a conquistar espaço no calendário de programação cultural do Algarve e também na Andaluzia», segundo a autarquia castromarinense.

O objetivo do certame é promover produtos locais e regionais resultantes das atividades ligadas à agricultura e à criação de gado, bem como as próprias atividades em si, e também aumentar o volume de vendas através da comercialização direta.

A organização dos showcookings foi integrada no âmbito do projeto Choose Our Food, da Associação Odiana, cujos objetivos passam por maximizar o potencial dos recursos naturais e produtos regionais do Baixo Guadiana através do reforço da cooperação empresarial entre os setores Agroalimentar e Turístico, tendo em vista a sensibilização para os fatores críticos de competitividade, aprovado no Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Qualificação – Baixa Densidade, financiado pelo CRESC ALGARVE 2020, através do FEDER.

A Terra de Maio foi uma organização da Câmara Municipal de Castro Marim e Junta de Freguesia de Azinhal, teve a colaboração do Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, Turismo de Portugal, Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de St. António, Associação Nacional de Criadores de Caprinos de Raça Algarvia (ANCCRAL), Casa do Povo do Azinhal, Associação Recreativa e Cultural do Azinhal, Eurocidade do Guadiana, marca Natural.pt, Gran-Plaza Tavira e Associação Odiana e foi integrada no programa Bandeira Azul.

 

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