Smart Region Summit são «dois dias de coisas novas» rumo a um «Algarve Carbono Zero»

Empresas a mostrar as suas aplicações e soluções tecnológicas para poupar energia e água, a robótica da Universidade do Algarve, […]

Empresas a mostrar as suas aplicações e soluções tecnológicas para poupar energia e água, a robótica da Universidade do Algarve, mas também uma mostra de mobilidade elétrica são algumas das propostas da Next.Mov Smart Region Summit Algarve, a realizar-se esta quinta e sexta-feiras, 18 e 19 de Maio, no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão.

Segundo a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve está-se a trabalhar para «acelerar a governação digital, para prestar um melhor serviço às pessoas, pretendendo desmaterializar muito do que hoje é feito com enormes custos económicos e ambientais», reduzir papel e simplificar «processos, harmonizando procedimentos entre todos os municípios». Até porque a meta é… um «Algarve Carbono Zero».

Já no que toca à mostra de mobilidade elétrica vai-se conhecer a «aposta das marcas automóveis e estimular serviços públicos e as pessoas a tomarem essa opção». Por isso também será possível «fazer um test drive de um carro 100% elétrico e poder saber todas as vantagens deste».

O objetivo da AMAL é também «reforçar muito rapidamente os postos de carregamento, numa parceria muito alargada, a nível nacional e regional», algo que será materializado com a assinatura de um protocolo nesta Smart Region Summit.

Neste seminário haverá, ainda, conferências. A inaugurar a iniciativa estarão, às 10h30, Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão, Francisco Serra, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, Miguel Freitas, primeiro secretário da AMAL, Jorge Botelho, presidente da AMAL, e Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA).

Autódromo Internacional do Algarve – Uma vista VIP para as corridas

No encerramento deste primeiro painel falarão, por sua vez, Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, e José Mendes, secretário de Estado Adjunto e do Ambiente.

Também no primeiro dia haverá uma sessão sobre mobilidade elétrica, às 11h30, e outra sobre transporte público, às 16h30, cujo encerramento será feito por Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infraestruturas.

Já para dia 19 estão agendadas conferências como a das 11h30 sobre “Nova Mobilidade”, que abrirá com os depoimentos de Rui André, presidente da Câmara de Monchique.

Nesta iniciativa poderão ainda ser visitados os espaços «Next.Mov – Smart Region Summit», onde a AMAL e a CCDRA vão mostrar «o que está em curso na região do Algarve em matéria de sistemas inteligentes e as variadas ofertas de serviços no domínio da transformação digital a nível nacional», um espaço «Start-up», coordenado pela ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, uma área dedicada ao «Cycling&Walking», dinamizada pela Região de Turismo do Algarve e um setor «Universidade», onde se divulgará a investigação de sistemas inteligentes e o ensino tecnológico das universidades portuguesas.

Veja o programa completo aqui.

Comentários

pub