Silves celebra Dia Internacional dos Museus com Bingo e “Toca-me para me conheceres melhor”

A iniciativa “Toca-me para me conheceres melhor”, com réplicas de objetos arqueológicos dirigidos ao público infantil, ou a atividade “Bingo […]

A iniciativa “Toca-me para me conheceres melhor”, com réplicas de objetos arqueológicos dirigidos ao público infantil, ou a atividade “Bingo no Museu”, onde os mais novos serão também desafiados para um «jogo muito especial», são algumas das propostas de celebração do Dia Internacional dos Museus amanhã, dia 18 de Maio, no Museu Municipal de Arqueologia de Silves.

Para este bingo a ideia é os números serem substituídos por objetos do Museu, que o jogador deverá, também, saber identificar.

E a verdade é que já amanhã haverá entrada livre e visitas acompanhadas àquele museu e ao seu poço cisterna almóada, que serão complementadas com atividades.

O peddy paper “Descobrindo detalhes da História” realiza-se às 10h00 pelo centro histórico da cidade e convida os seniores a testar os seus conhecimentos sobre a história da cidade através de uma séria de provas que aliam o conhecimento, astúcia, perspicácia e destreza física.

Ainda durante a manhã, o público infanto-juvenil poderá participar numa atividade lúdico-pedagógica de interação com um oleiro de Silves do século XV, denominada “Um dia como oleiro na mouraria”. A participação nesta ação está sujeita a inscrição prévia.

Em Messines também  o Museu do Traje e das Tradições irá ter atividades especiais nesta efeméride, com visitas acompanhadas das 10h00 às 16h00. De manhã os mais novos serão convidados a vestir os personagens da história local, utilizando moldes com os quais criarão fatos, em cartão ou tecido.

Esta atividade requer inscrição prévia e decorre das 10h30 às 12h30. Da parte da tarde, às 15h00, o público sénior poderá partilhar as suas memórias através de fotos ou objetos de outros tempos e da partilha das memórias que os mesmos lhes trazem. Esta partilha será registada em vídeo e fotografia, para mais tarde recordar.

As comemorações terminarão com a atividade “Noite dos Museus” que trará dia 20 de Maio, às 21h30, ao Museu de Arqueologia o recital “Guitarras e Património”, da Academia de Música de Lagos (atividade inserida no programa 365 Algarve).

Paulo Galvão, da Academia de Música de Lagos, interpretará Francisco Tárrega e Heitor Villa-Lobos, num concerto que terá o poço cisterna almóada do Museu de Arqueologia como pano de fundo.

Já no Museu do Traje e das Tradições haverá a projeção de “O Algarve Interior em Imagem”, através da exibição de nove pequenos filmes que mostram as atividades do interior do Algarve, muito diversas, já extintas ou em vias de extinção.

O Dia Internacional dos Museus foi criado pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus), há cerca de 40 anos, com o intuito de sensibilizar o público para o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade.

Tendo em vista conferir um sentido universal às comemorações, todos os anos o ICOM adota uma temática comum a todos os países, sendo temática deste ano “Museus e histórias contestadas: Dizendo o indizível nos museus”, pretendendo-se abordar o papel dos museus como veículo das histórias mais controversas.

O telefone 282 440 838 ou do endereço de correio eletrónico [email protected] são os contactos do Museu Municipal de Arqueologia de Silves para inscrições e fornecimento de informações adicionais sobre estas iniciativas.

 

Programação completa:

Museu Municipal de Arqueologia de Silves

18 de Maio

10h00 – 18h00 – Entrada livre e visitas acompanhadas ao Museu Municipal de Arqueologia e ao Poço-Cisterna Almóada
Público-alvo: Geral

10h00 – Peddy-Paper “Descobrindo detalhes da nossa história”
Público-alvo: Seniores

14h00 – Abertura do espaço “Toca-me para me conheceres melhor”
Público-alvo: Infanto-Juvenil e com necessidades especiais

14h00 – 16h00 – “Bingo no Museu”
Público-alvo: Infanto-Juvenil. Sujeito a marcação.

 

20 de maio
21h30 – Recital “Guitarras e Património” pela Academia de Música de Lagos (atividade inserida no programa Algarve 365)
Público-alvo: Geral

 

Museu do Traje e das Tradições

 

18 de Maio
10h00-16h00 – Visitas acompanhadas ao Museu do Traje e das Tradições

10h30-12h30 – “Vamos vestir de fatos e palavras os personagens da nossa história local”
Público-alvo: Infanto-Juvenil.
Sujeito a marcação.

15h00 – “E se nos trouxesses as tuas memórias?..”
Público-alvo: Seniores

 

20 de Maio

21h30 – “O Algarve Interior em Imagem”
Público-alvo: Geral

Comentários

pub