Se vai para Faro, procure alternativa ao acesso por São João da Venda e o Patacão para evitar longas filas

Os automobilistas que querem dirigir-se a Faro (e ao aeroporto) devem evitar usar o troço da EN125 entre São João […]

Os automobilistas que querem dirigir-se a Faro (e ao aeroporto) devem evitar usar o troço da EN125 entre São João da Venda e a capital algarvia, «pelo menos até ao final do mês de Maio». É que, até lá, em ambos os sentidos e nas duas vias de cada sentido, embora de forma faseada, estão a decorrer obras de repavimentação, o que tem vindo a causar longas filas de trânsito.

Estes trabalhos inserem-se nas obras em curso na EN125, desde Lagos a Faro. Fonte da concessionária Rota dos Algarve Litoral (RAL) disse ao Sul Informação que a repavimentação vai ser feita «mesmo até à entrada de Faro, nas Pontes de Marchil, num sentido e no outro».

«Estamos a ter o máximo de cuidado com a sinalização dos trabalhos, há semáforos para circulação alternativa sempre que necessário, contamos com a colaboração da GNR, sempre presente, mas a verdade é que, tratando-se de uma zona da EN125 com muito trânsito, de acesso a Faro ou ao Aeroporto, têm-se gerado grandes filas», admitiu a mesma fonte.

Ainda ao final da tarde de quarta-feira, como o Sul Informação constatou, a fila estendia-se por mais de três quilómetros desde os semáforos da Sumol até já dentro da Via do Infante.

 

Tendo em conta esta situação, a recomendação é para que, quem circula na A22/Via do Infante e queira ir quer para o Aeroporto, quer para Faro, não utilize a saída junto ao IKEA, a do Aeroporto, mas siga em frente e use a saída seguinte, para Faro/São Brás, usando a EN2 para entrar na capital algarvia. «É uma estrada mais estreita, mas, com as obras em curso e os atrasos inevitáveis, acaba por ser uma alternativa mais rápida e mais segura», acrescentou a fonte das RAL.

Para quem circula na EN125 a caminho de Faro, o conselho é que, em Boliqueime vire para Loulé e siga pela estrada mais interior, ligando Loulé a São Brás e depois descendo pela EN2 para Faro, ou que, na rotunda antes de Almancil, vire em direção à Via do Infante, entre na autoestrada (com portagens) e a utilize até à segunda saída de Faro/São Brás, entrando então na EN2. Há outras alternativas, mas mais complicadas para quem não conhece bem os meandros das estradinhas algarvias.

No sentido contrário, quem vem do Sotavento para o Aeroporto, pela A22, deverá usar a saída para Faro/São Brás e depois apanhar a nova variante à EN125, seguindo sempre em frente.

A fonte das RAL contactada pelo Sul Informação garantiu que a concessionária está a fazer «tudo para que os trabalhos de repavimentação sejam rápidos e estejam bem sinalizados». Mas avisou que a intervenção, até à entrada de Faro, vai decorrer «pelo menos até ao final do mês de Maio».

Portanto, arme-se de paciência e, sobretudo, escolha trajetos alternativos, para não ser apanhado nas filas causadas pelas obras.

 

Fotos: Pedro Lemos|Sul Informação

 

Comentários

pub