PS/Algarve confirma Pina como recandidato a Olhão e pede-lhe para escolher nomes para as Juntas

A Federação do Algarve do PS decidiu que António Pina será o recandidato à Câmara de Olhão e convidou-o «a […]

A Federação do Algarve do PS decidiu que António Pina será o recandidato à Câmara de Olhão e convidou-o «a apresentar uma proposta de nomes para candidatos à presidência das diferentes juntas de freguesia do concelho».

O processo de escolha dos candidatos deste partido, em Olhão, foi avocado pela direção distrital há pouco mais de uma semana, na sequência da falta de entendimento entre Comissão Política concelhia e o atual presidente de Câmara, e a decisão final acabou por ser célere.

Afinal, bastaram poucos dias para a comissão técnica eleitoral que foi criada pela Comissão Política Distrital do PS, composta por Isilda Gomes, Luís Graça e Fernando Anastácio, tomar uma decisão, apesar de, na quinta-feira, o presidente da Federação António Eusébio ter previsto que o processo demoraria «algumas semanas».

Numa nota enviada às redações esta segunda-feira, dia 15 de Maio, os socialistas algarvios anunciaram ainda que o candidato à Assembleia Municipal, na sequência de uma sugestão de António Pina, será o advogado António Cabrita (independente).

No caso da indicação de António Pina, foi uma decisão «tomada em consonância com a vontade unânime expressa pelos membros da referida Comissão Política Distrital e também com aquelas que foram as decisões do Congresso Nacional do Partido Socialista e da Comissão Política Nacional, em conformidade com as quais os presidentes de Câmara em exercício deveriam ser os candidatos naturais do Partido Socialista nas eleições autárquicas de Outubro próximo», segundo o PS/Algarve.

Já o convite que foi feito ao atual edil olhanense para propor candidatos às juntas foi-lhe dirigido pelo grupo de trabalho mandatado pela Federação para conduzir o processo de preparação para as Autárquicas em Olhão.

O PS ganhou três das quatro freguesias de Olhão, nas Autárquicas de 2013, e todos os seus presidentes estão em condições de se recandidatar. Ainda assim, não é certo que a escolha de António Pina seja pela recandidatura de todos os atuais presidentes de junta socialistas, tendo em conta que a Comissão Política do PS olhanense, que chumbou a recandidatura do atual presidente de Câmara, é presidida por Luciano Jesus, que é o presidente da Junta de Freguesia de Olhão.

A Federação pronunciou-se, ainda, sobre a escolha de António Cabrita para candidato à AM, descrevendo-o como «cidadão independente, advogado, um ilustre olhanense, por todos reconhecido como um cidadão com o mais irrepreensível comportamento cívico e pessoal, com um percurso profissional de reconhecido mérito, um homem de causas e de profundo amor à sua terra».

«Com a escolha dos candidatos à presidência da Câmara e Assembleia Municipal, estão assim criadas as condições necessárias para que, no concelho de Olhão, o processo eleitoral autárquico seja conduzido, de forma serena, inclusiva e credível, que permita escolher os melhores candidatos que é a preocupação central de todos os socialistas, muito em particular em Olhão, concelho onde a história do Partido Socialista fala por si e onde o Partido Socialista, desde início do poder autárquico democrático, sempre mereceu a confiança dos olhanenses», concluiu a Federação do Algarve do PS.

Comentários

pub