Praia Fluvial de Odeleite em obra «antes do Verão» e com financiamento de 70% a fundo perdido

A Câmara de Castro Marim já garantiu 70 por cento de comparticipação da União Europeia, a fundo perdido, para a […]

A Câmara de Castro Marim já garantiu 70 por cento de comparticipação da União Europeia, a fundo perdido, para a construção da Praia Fluvial da Albufeira de Odeleite, obra que deverá ser lançada «antes do Verão» e custar cerca de 320 mil euros.

Os Fundos da União Europeia chegam através do programa operacional CRESC Algarve 2020, «num contexto em que os fundos comunitários para o Algarve são escassos».

A praia fluvial será construída na albufeira da Barragem de Odeleite e irá ocupar uma área total de 6100 metros quadrados, com zonas verdes, apoios de praia e uma zona de estar.

«É uma obra que vem potenciar o turismo que já existe nesta zona, muito procurada pela gastronomia e paisagem, e que vem também acabar com a utilização ilegal e insegura desta barragem para banhos, como tem vindo a acontecer», ilustrou o presidente da Câmara de Castro Marim Francisco Amaral.

Segundo o edil, este é o primeiro passo previsto para no Plano de Ordenamento da Barragem de Odeleite, que estava há uma década pendente no Ministério do Ambiente.

«A localização da Barragem de Odeleite, junto ao IC 27, que faz atualmente a ligação entre Castro Marim e Alcoutim e, quando concluído, fará a ligação a Mértola e a Beja, é um dos fatores chave no sucesso deste empreendimento. A complementaridade desta nova infraestrutura com a canoagem e outras atividades que se podem agora desenvolver na Barragem de Odeleite, vem diversificar a oferta turística do concelho e contribuir para a sustentabilidade do território rural», considerou a Câmara de Castro Marim.

A Barragem de Odeleite, construída entre 1992 e 1998, serve para abastecimento público de água e está ligada por um túnel à barragem vizinha de Beliche. É a principal infraestrutura de armazenamento de água do sotavento algarvio e está localizada junto à localidade com o mesmo nome, sede de freguesia do concelho de Castro Marim.

Comentários

pub