Pela primeira vez, Simpósio em Faro discute setor da vinha algarvia

O que há de novo e de inovador na vinha algarvia é o mote para o 1º Simpósio Vitivinícola do […]

O que há de novo e de inovador na vinha algarvia é o mote para o 1º Simpósio Vitivinícola do Algarve, agendado para a próxima quinta-feira, 11 de Maio, em Faro. A iniciativa da Comissão Vitivinícola do Algarve termina com a entrega oficial dos prémios da edição de 2017 do Concurso de Vinhos do Algarve.

O evento, que decorre no auditório da Escola de Hotelaria e Turismo (em Faro) é dividido em três painéis: Viticultura, Enologia e Novos mercados.

Com a presença de reputados especialistas que irão abordar questões transversais ao universo vínico, o simpósio suscita «o interesse e curiosidade por parte da comunidade vitivinícola, já que o setor algarvio tem vindo registar uma crescente e exuberante evolução, não só pelo aumento de produtores, mas também pela obtenção de prémios, quer nacionais, quer internacionais, dos vinhos produzidos na região», salienta a CVA.

No primeiro painel do Simpósio, dedicado à Viticultura, e que começa às 11h00, Sónia Rodrigues, da CVA, irá apresentar o projeto SIAC-Qualificação «Algarve Wines & Spirits». De seguida, Pedro Tereso falará sobre a viticultura sustentável e o trabalho que tem sido feito no Morgado do Reguengo.

O melhoramento e a preservação da casta algarvia «Negra Mole» será o tema da comunicação de Antero Martins, do Provid/Instituto Superior de Agronomia, seguindo-se a intervenção de António Maçanita, sobre «Fatores de sucesso da Vitivultura no Algarve».

A terminar este painel da manhã, Armindo Rosa e João Costa, da Direção Regional de Agricultura e Pescas, abordarão o tema da «Coleção Ampelográfica do CEAT – Preservação, Caraterização e Estudo – castas de vinho e de mesa».

À tarde, o painel dedicado à Enologia começa às 14h30, com uma apresentação de Manuel Lima, do IVDP – Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, sobre «Perfil sensorial dos vinhos de Portugal».

De seguida, Fernando Pedrosa (Proenol) vai falar sobre «Ferramentas e estratégias enológicas de biotecnologia para zonas quentes», como o Algarve.

O terceiro e último painel, dedicado à Promoção e aos Mercados, começa às 16h00 com a comunicação «Proteção de Marcas e Denominações de Origem», a cargo do advogado Luís Sommer Ribeiro.

Segue-se a apresentação do Mapa Interativo dos Vinhos do Algarve, por Arturo Gonçalves (PlotBiz) e ainda «O Mercado Global dos Vinhos», por Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal.

À margem da iniciativa, no final, serão ainda entregues os Prémios do Concurso de Vinhos do Algarve 2017, organizado pela CVA a 9 de Abril.

Com entrada livre, mas sujeita à lotação do auditório, os participantes devem inscrever-se clicando aqui.

Mais informações sobre a iniciativa podem ser obtidas através do contacto telefónico 282 341 393 ou para [email protected].

O programa detalhado do simpósio pode ser consultado aqui.

Comentários

pub