Obras de reforço das dunas e nos passadiços recomeçaram na Praia de Odeceixe

A obra de reforço do cordão dunar e de manutenção dos dois passadiços de acesso está já a decorrer na […]

A obra de reforço do cordão dunar e de manutenção dos dois passadiços de acesso está já a decorrer na praia de Odeceixe, anunciou a Câmara de Aljezur.

A autarquia recorda que esta que é uma das praias “Sete Maravilhas” na categoria de arribas, «está inserida entre o mar e um meandro do rio quase paralelo à linha de costa e sofre regularmente “invasões” de caudais torrenciais do rio e, naturalmente, os efeitos da agitação marítima característica desta faixa da costa atlântica».

Ora, salienta, «o efeito isolado ou conjunto dessas ocorrências determina muitas vezes a rotura da duna e a modulação indesejável da praia».

Por outro lado, «a grande carga de utilização humana desta praia e o pisoteio desregrado que destrói a duna e não permite a fixação do necessário coberto vegetal, justificam também e em grande parte esta intervenção».

Para minimizar esses impactos, já antes tinham sido «colocadas “linhas” de recuperadores dunares, que, cumprindo a sua função, permitam consolidar a norte e a sul, parte do cordão dunar que se mantém com vegetação autóctone pioneira».

O objetivo da nova intervenção é agora «tentar concluir essa intervenção» e ajudar a criar um cordão dunar «contínuo e de maior envergadura».

Serão também recuperados e sujeitos a obras de manutenção os dois acessos à praia.

A obra está a cargo da Sociedade Polis Litoral Sudoeste, para a qual a Câmara de Aljezur contribuiu no seu capital social, e totaliza um investimento de 142 734,12 euros, com uma taxa de cofinanciamento de 85%.

 

Legenda da fotografia acima: A e B – áreas onde será feito o reforço do cordão dunar; B e C – acessos a requalificar

 

 

Comentários

pub