Obras da nova rotunda da FATACIL já começaram, por isso é preciso atenção redobrada na EN125 [fotos]

As obras da nova rotunda junto à FATACIL, no troço da EN125 que atravessa Lagoa, já começaram, mas é preciso […]

As obras da nova rotunda junto à FATACIL, no troço da EN125 que atravessa Lagoa, já começaram, mas é preciso atenção redobrada dos automobilistas ao circular nesta zona.

A rotunda substitui o antigo cruzamento com semáforos junto ao recinto da feira, sendo uma das 23 novas estruturas do género que foram ou estão a ser criadas no troço daquela estrada nacional, entre Lagos e Faro.

Fonte da concessionária Rota dos Algarve Litoral (RAL) disse ao Sul Informação que esta obra, tal como as restantes, passa pela construção da nova estrutura, mas também pela repavimentação, reformulação de entroncamentos, sinalização e equipamentos de segurança, iluminação de rotundas, reposição de serviços afetados e ainda execução de órgãos de drenagem.

Para já, como os automobilistas podem constatar e as fotos mostram, este antigo cruzamento problemático já está a funcionar como rotunda, com o esquema de circulação marcado de forma provisória, enquanto as obras continuam no interior da zona sob intervenção.

Por isso, sobretudo ao pôr do sol e à noite, recomenda-se atenção redobrada à passagem por este local, porque a via foi estreitada e há desníveis no pavimento que podem causar despistes.

Aliás, na semana passada, durante os dias de chuva, sucederam-se os acidentes na zona frente à antiga Novobra/Izzy Build, pouco antes da chegada à nova rotunda, no sentido Faro/Lagoa, como disse ao Sul Informação o comandante dos Bombeiros de Lagoa. «Há ali um desnível grande no pavimento, numa zona onde já retiraram o alcatrão antigo e se preparam para a repavimentação, mas, com a pouca iluminação da zona e a chuva, muitos automobilistas acabaram por se despistar», disse o comandante Rio Alves.

 

Na realidade, todos os cuidados são poucos ao longo da EN125, uma vez que, entre Faro e Lagos, as obras estão agora a avançar em força, para mais porque o prazo para a sua conclusão é…30 de Junho. Ou seja, falta mês e meio para que tudo fique concluído, a tempo do Verão.

Só na zona de Lagoa, estão a ser construídas as novas rotundas de Carvoeiro/Lagoa (quase pronta), Lagoa/Fatacil, Escola Internacional do Algarve, Matosa, Matosa/Torre, ao mesmo tempo que decorrem trabalhos de pavimentação, nestas e noutras zonas.

A estes trabalhos, junta-se a repavimentação em curso ao longo de todo o troço, bem como a reconstrução dos pontões sobre a linha férrea, na Maritenda e nas Fontainhas, aumentando as dificuldades de trânsito na estrada mais movimentada de todo o Algarve.

Mas neste momento, tal como o Sul Informação noticiou na semana passada, as principais dificuldades vivem-se, pelo menos até ao fim do mês de Maio, em toda a zona antes da entrada de Faro, entre São João da Venda e Pontes de Marchil, devido às obras de repavimentação, que até têm estado a ser feitas mesmo durante a noite, para acabarem mais depressa.

Mas a verdade é que se têm gerado longas filas, às vezes de quatro a cinco quilómetros, e grandes atrasos, em especial para quem se dirige ao aeroporto. O nosso jornal sabe que já houve dezenas de casos de turistas e residentes que perdem o avião, devido ao atraso causado pelas obras. De tal forma que a própria concessionária aconselha os automobilistas a procurarem alternativas e a não usarem este troço da EN125.

 

 

Saiba quais são as 23 rotundas no troço da EN125 entre Lagos e Faro:

Assim, no troço 1, entre Lagos e Portimão, haverá seis novas rotundas: das Caliças (no cruzamento para o Sargaçal), do Chinicato, da Mexilhoeira Grande, da Figueira 2, de Montes de Alvor e do Hotel (da Penina). Já estão todas a ser construídas.

No troço 2, entre Portimão e Patã, haverá mais nove rotundas – a de Carvoeiro/Lagoa (quase pronta), a de Lagoa/Fatacil, Escola Internacional do Algarve, Matosa, Matosa/Torre, Pêra, Fontainhas, Patã de Baixo e Patã de Cima.

Finalmente, no troço 3, avançam oito rotundas, grande parte delas já em construção: Boliqueime, Fonte de Boliqueime, Maritenda, Vilamoura, Estibeira, Barrocal, Vale Judeu e Baceladas.

 

Fotos: Elisabete Rodrigues|Sul Informação

 

 

Comentários

pub