O som da guitarra portuguesa de António Chainho vai-se fazer ouvir em Silves e Santo Estevão

António Chainho, considerado o “mestre da Guitarra Portuguesa”, vai dar um concerto esta sexta-feira, dia 5 de Maio, às 22h00, […]

António Chainho, considerado o “mestre da Guitarra Portuguesa”, vai dar um concerto esta sexta-feira, dia 5 de Maio, às 22h00, no Casa do Povo de Santo Estevão, em Tavira, e outro no sábado, dia 6, às 21h30, no Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves.

Esta será uma noite marcada «por uma performance-recital em formato trio que inclui músicas marcantes da carreira do mestre António Chainho, artista completo, guitarrista e compositor profícuo, reconhecido nacional e internacionalmente», diz a Câmara de Silves.

É que, segundo a revista internacional Songlines, «se a guitarra portuguesa é um símbolo de um país, mestre António Chainho é hoje o seu mais notável embaixador. Herdeiros de uma singular tradição, os mais de 50 anos de carreira de António Chainho interpretam e traduzem as múltiplas emoções deste instrumento único no mundo e o talento inigualável de um dos 50 músicos mais influentes da World Music».

Por outro lado, a Casa do Povo de Santo Estevão considera que, além de ser um «artista completo, guitarrista e compositor profícuo», Chainho é «o exemplo vivo de como o talento, a perseverança e a solidariedade – em forma de cumplicidade – moldam a vida de um homem e com ele a história da música popular».

Consigo vão partilhar o palco companheiros de há muito tempo: o multi-instrumentista (acordeão e baixo) e diretor musical Ciro Bertini e, na viola, Tiago de Oliveira, «ambos músicos de eleição, que conhecem melhor do que ninguém a mágica forma de tocar do Mestre António Chainho e o trinar da sua guitarra», diz a Câmara de Silves.

A carreira de António Chainho conta com sete álbuns editados em nome próprio e um DVD, “Ao vivo no CCB”, e com a partilha de interpretações com nomes como Fernando Alvim, que foi viola de Carlos Paredes durante mais de 25 anos, Gal Costa, Fafá de Belém, María Dolores Pradera, José Carreras, Adriana Calcanhotto, Saki Kubota, Elba Ramalho, Sonia Shirsat, Remo Fernandes ou Nina Miranda.

No palco do Tivoli, a 31 de Maio do ano passado, António Chainho presenteou o público com um concerto comemorativo dos seus 50 anos de carreira.

«São 50 anos a presentear os amantes da música com variações tocadas com mestria, com o virtuosismo que lhe é reconhecido internacionalmente e com a alma. O disco “Cumplicidade” de 2015 é um tributo à viagem de uma vida, de toda a sua carreira e que expressa uma visão muito própria sobre o lugar da Guitarra Portuguesa no mundo da música», considera a autarquia silvense.

E nestes anos de carreira o guitarrista já realizou centenas de apresentações ao vivo, participações na televisão, e na rádio, como as colaborações na Emissora Nacional, na qual, na segunda metade dos anos 60, dinamizava um programa de guitarradas ao vivo.

O concerto em Santo Estevão está integrado no programa “Serões da Primavera”, por onde já passaram Samuel Úria e as Señoritas. Para informações de bilheteira basta ligar para o 281963184.

Já o espetáculo em Silves está integrado na iniciativa “Lado B”, com os bilhetes a custarem 8 euros, podendo ser adquiridos antecipadamente no Museu Municipal de Arqueologia de Silves.

 

 

Comentários

pub