“O Foral de Faro” transcrito e atualizado vai ser apresentado no Dia dos Museus

O livro “O Foral de Faro de 1504: Apresentação e edição”, que é uma transcrição atualizada deste documento, é apresentado […]

Museu de Faro

O livro “O Foral de Faro de 1504: Apresentação e edição”, que é uma transcrição atualizada deste documento, é apresentado no dia 18 de Maio (Dia Internacional dos Museus), às 19h00, no Museu Municipal de Faro.

Datado de 1504, o documento resulta da política reformista fiscal e administrativa levada a cabo pelo rei D. Manuel I.

Faro, na altura vila, foi uma das contempladas com esse diploma, que não só pode ser considerado uma fonte de estudo essencial para a economia e a sociedade local no início do século XVI, «mas também uma peça de arte de grande requinte e efeito decorativo pelas suas iluminuras, especialmente atraentes», considera a autarquia farense.

Fruto da parceria entre o Município de Faro e a Direção Geral do Património Cultural/Museu Nacional Machado Castro (Coimbra), cujo início foi a 7 de Setembro de 2014 com a inauguração da exposição “O Foral de Faraão”, «seguiram-se os contactos no sentido deste importante documento da história da cidade regressar à capital algarvia».

Dado como desaparecido durante um longo período, o Foral foi integrado, em 1915, nas coleções do museu conimbricense e encontra-se, desde 2015, em depósito no Museu Municipal de Faro.

Além desta parceria a edição conta, ainda, com o apoio da Diocese do Algarve e da Delta Cafés.

Comentários

pub